PREFEITA NILZA SIMAS DESPREZA PERSONALIDADES E LEGADOS HISTÓRICOS DE ITAPEMA

- Advertisement -

Orgulho este menosprezado pelo Poder Executivo, na pessoa da prefeita Nilza Simas, técnica em enfermagem, não compareceu ao evento, não se indignou de enviar uma carta a ser lida pelo líder do governo na Câmara, para  em palavras ao menos  homenagear as personalidade da sociedade. Todos os anos os vereadores seleciona as personalidades de destaques e os homenageia com a medalha de Mérito do Legislativo, pelos relevantes serviços prestados pela personalidade a comunidade.

Um evento concorrido, amplamente divulgado, convites entregues em mãos para todos os representantes de poderes, dentre eles o Poder Executivo. Sabe aquela noite especial de festa! Essa é a melhor definição para a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Legislativa, que a cada edição anual, supera expectativas e encanta os homenageados e convidados.

Será que foi falta de empatia ou de menosprezo mesmo, será que o espírito nada público da Prefeita Nilza teve conhecimento que levaria uma (lição) de como se faz gestão em saúde pública de um dos homenageados, do ex-prefeito Clóvis que falou sobre a Concessão de Água e Esgoto, do Plano Diretor, da Concessão do Lixo e do Transporte Coletivo, será que teria haver com o vídeo gravado pelo ex-prefeito dando aulas em gestão pública e de saúde, que ele iria dizer que tinha um orçamento pífio  de cerca de R$ 43 milhões relativo aos cerca de R$1,2 bilhão em 2020, e que remédios eram entregues na casa dos pacientes, única época que nascia bebês em Itapema?

Não podemos deixar de destacar a lição dada pelo ex-vereador Loro, sobre o desgoverno da “Pinóquia” Nilza Simas, de como construir uma delegacia para melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais, sobretudo na segurança pública.

A “Pinóquia” Nilza Simas, levou sorte porque iria esperá-la para fazer algumas perguntas sobre a licitação duvidosa do Complexo Hospital e o parecer do MPSC, que cancelou a licitação suspeita “malfeitos”, também sobre os três últimos descasos na saúde, exemplo, de uma suposta tentativa de homicídio contra mãe de bebê gêmeos no Sto. Antônio.

“Tive o prazer de entregar a medalha de mérito legislativo ao meu amado pai. Eu o escolhi como meu homenageado, por ser além de meu herói, um homem guerreiro, visionário, que fez Itapema se desenvolver muito em questão de qualidade de vida, saúde, educação e infraestrutura. Vereadora Beth Rocha

Não posso de deixar de fazer justiça e transcrever o discurso da vereadora Beth, para uma plateia que aguardava o momento para ouvir o que seria dito do legado do homenageado, um vídeo entrevista com o ex-prefeito Clóvis, que ele fala com riqueza de detalhes como se governa como o povo, pelo povo e para o povo.

Obras de infraestrutura que deram uma nova cara para Itapema, como a abertura e pavimentação das Avenidas Beira Mar do Centro; de parte do Calçadão da Meia Praia; da Segunda Avenida na Meia Praia; Reestruturação da Avenida Nereu Ramos e padronização das calçadas e placas comerciais.

Já na área da educação, construiu quatro escolas. Além das novas edificações, ainda ampliou e reformaram outras e a adquiriu do terreno da escola do Sertão do Trombudo. Visando a qualidade de ensino, instalou laboratórios de informática nas unidades escolares que ainda não haviam sido contempladas e ampliou as já existentes.

Na Saúde, edificou postos de saúde, ampliando e modernizando as unidades já existentes, bem como integrou o PA 24 horas; Implantou os programas como Remédio na Sua Casa; cirurgias eletivas e o programa Zero Filas.

Além das obras acima citadas, ainda como prefeito, efetuou aquisições importantes, como um caminhão baú para atender o Projeto da Merenda Escolar; ônibus para transporte escolar; micro-ônibus para atender os alunos do Projeto de Natação e o terreno onde fica a Secretaria de Turismo.

Implantou inúmeros projetos como o Projeto Casa – Centro de Atendimento à Saúde do Aluno, com acompanhamento de psicólogos, pedagogos e nutricionistas, voltado para crianças com dificuldade de aprendizagem; o atendimento era extensivo as famílias; Projeto APOIA, o qual visava evitar a evasão escolar; Projeto Natação, destinado aos alunos de séries iniciais; Curso de Capacitação, o qual era realizado nas dependências do Hotel Plaza, com intuito de capacitar pessoas ao primeiro emprego; Projeto Vereador Mirim; Projeto Dia da Família nas Escolas: buscava a integração e o comprometimento da família no desenvolvimento e aprendizagem da criança, buscando aproximação entre os responsáveis e a escola; Instalação da Casa da Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

Também foi feito um novo Plano Diretor, o código de obras e três grandes concessões em seu governo. São elas a de tratamento de água e esgoto, de lixo para a e a do transporte público coletivo.

O ex-prefeito Clóvis teve mais acertos que erros, porém, destaco o seu maior projeto de saúde pública, quando fundamento estes destaques, porque fazemos parte dos registros históricos da cidade, no ano de 2001, o jornal Folha Evangélica, nossa editoria criticava o sistema atual, que estava há 30 anos sem concessão e a cidade padecia com falta de água potável na torneira, e todo o esgoto era direcionado para rios que cortava a cidade e despejava no seu maior patrimônio a praia.  Tivemos vários embates com a gestão Clóvis, por um instante ele abriu o terceiro olho e teve a visão ao ser o primeiro prefeito de Santa Catarina, a enfrentar e romper com a poderosa (Casan), rompendo o contrato e em seguida abriu edital de licitação e concedeu o sistema para a iniciativa privada, este foi o maior legado que resultou em qualidade de vida, e se hoje, destacamos estes dados, está intrinsecamente ligado à gestão do ex-prefeito Clóvis; “Hoje, praticamente 90% da população do município é atendida com rede coletora e tratamento de esgoto, este é o maior hospital de prevenção já montado pela iniciativa privada no litoral de Santa Catarina” “Com investimentos privados contínuos e comprometidos com a gestão de qualidade das operações e do meio ambiente, Itapema passou a ser referência no Brasil em saneamento”.

É inenarrável o menospreza ao evento, sobretudo as personalidades destacadas, esta ausência revela que este “desgoverno” não tem empatia, apreço, desdenha da cultura local, fragiliza o modelo evolutivo de exemplos a ser seguido pelos demais. A prefeita Nilza Simas, fez a abertura do Mundial, deve fazer a abertura do evento natalino e de fim de ano na Praça da Paz, porém, estar em um evento para manifestar respeito pela Casa Legislativa, “casa do povo” e as nossas personalidades não têm desculpas que justifique, corra a passos largos para corrigir o incorrigível e não ouse nos contestar no fato e muitos menos contender com as repercussões, que te sirva como lição, digo isso, porque me coloquei no lugar dos vereadores, dos homenageados e todos os presentes, falo na primeira pessoa para que saiba que desaprovo e condeno a sua atitude medíocre para com os desprezados.

José Santana – jornalista e editor no portal de notícias Folha do Estado

Veja galeria de imagens dos homenageados, texto nas legendas e fotos: fonte site oficial da Câmara de Vereadores de Itapema

– Alessandra Simas Ghiotto: Homenageada pelo vereador Eurico Osmari (PSD)

– Antonio João Back: Homenageado pelo vereador Huan Back (PSD)

– Clóvis José da Rocha: Homenageado pela vereadora Beth Rocha (PSD)

– Dr. Dagoberto Oliveira: Homenageado através do vereador João da Farmácia (PSL)

– Grupo de Jovens Shekinah: Homenageado do vereador Jean Idimar (MDB)

– Lourival Hilário Albano: Homenageado do vereador Adriano Pivotto (Podemos)

– Luciane Aparecida Mariano: Vereador Raquel da Saúde (PSL)

– Luciano Pereira: Homenageado do vereador Wanderley Dias (PSD)

– Moisés Cesar Filho Motta: Homenageado do vereador Jaison Simas (PSL)

– Sebastião Silva: Homenageado pelo vereador Alexandre Xepa (Progressistas)

– Sicredi Vale Litoral: Homenageada pelo vereador Sidinei Florêncio (Nei da van – PSDB)

– Sinduscon: Homenageado do vereador Léo Cordeiro (MDB)

– Stalin Passos: Homenageado da vereadora Zulma Souza (Progressistas)

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News