PORTO BELO REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PESCADORES NA PRAIA DO BAIXIO

Na última terça-feira (23), cerca de 50 pescadores locais reuniram-se para o Segundo Encontro de Pescadores no Município de Porto Belo. Organizado pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria da Pesca e com apoio da Fundação de Esportes,

1º Encontro Nacional da Abadá Capoeira de Itajaí acontece nos dias 25 e 26/10

- Advertisement -

Evento reúne grandes Mestrandos e professores renomados

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade de Itajaí será sede do 1º Encontro Nacional da Abadá Capoeira de Itajaí. O evento cultural visa a atrair delegações de capoeiristas de Abadá Capoeira dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, além dos praticantes e simpatizantes das expressões culturais afro-brasileiras da região.

O encontro integra atividades de formação e shows com artistas locais e de várias regiões do país, além da cerimônia de troca de graduação de alunos de todos os níveis visando estimular a vivência da arte capoeira, como uma arte integradora de todas as artes.

Entre as principais atividades do evento estão seminário e mesa redonda que discute a profissionalização em capoeira e o seu desenvolvimento no mundo, cursos de nível iniciante, intermediário e avançado, oficinas de samba de roda, maculelê e outras manifestações afro-brasileiras que se desenvolvem em conjunto com a capoeira. Como ação de inclusão e acessibilidade, o evento promove o 1º Aulão de Capoeira Inclusiva para pessoas com qualquer tipo de deficiência, o qual contará com tradução simultânea em libras.

Todas as aulas e cursos serão ministradas por profissionais reconhecidos entre os praticantes do Abadá Capoeira, com destaque para Mestrando Pretinho, professor Sorriso, professor Ferrugem e Reinaldo Velasques que é coordenador da Abadá Capoeira em Itajaí e representante da entidade no Rio Grande do Sul. Hoje a Abadá Capoeira está presente em todos os estados brasileiros e em mais de 60 países. Nós trabalhamos a parte educacional e do desenvolvimento humano com uma didática bem específica, que agrega a parte artística, cognitiva e desportiva. E tudo isso será mostrado no evento”, comenta o Prof. Reinaldo.

As atividades acontecem na Casa da Cultura Dide Brandão nos dias 25 e 26 às 8h. No sábado (26), a partir das 19h, o evento será direcionado para o Teatro Municipal de Itajaí com a presença de Bárbara Damásio, que faz a abertura do show Cantos e Contos da Capoeira, que será seguido pela troca de graduação. A entrada é franca e a classificação é livre. “Com a troca de graduação, queremos promover um espetáculo que demonstre bem o que a capoeira representa: é uma arte, uma luta, uma dança, um esporte que não vê cor, credo e nem classe social. A capoeira é uma arte que integra”, ressalta Reinaldo.

Confira a programação completa e compareça!
Sexta 25/10 – Casa da Cultura Dide Brandão
8h – Recepção e credenciamento dos participantes
9h – Curso com Mestrando – aberto ao público
       Oficinas de Maculelê, percussão e roda de samba (aberto ao público)
10h – Curso capoeira avançado
14h – Curso de capoeira para iniciantes simultaneamente jovens, crianças e adultos (aberto ao público)
16h – Oficina de maculelê (aberto ao público)
18h – roda de capoeira
Sábado 26/10 – Casa da Cultura e Teatro Municipal (a partir das 19h)
8h – segundo credenciamento
9h – Curso de capoeira para iniciantes simultaneamente jovens, crianças e adultos (aberto ao público)
11h – 1a aula inclusiva (aberto ao público)
14h – Abertura seminário: Capoeira no Mundo (aberto ao público)
Roda de conversa com Mestres, professores, instrutores, alunos e autoridades locais
Trajetória do Desenvolvimento da Capoeira no Mundo, Formação profissional da capoeira (associações, federações, etc)
19h – Teatro Municipal (aberto ao público)
          Bárbara Damásio abrindo o show
          Show Cantos e Contos de capoeira
          Troca de graduação

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos