1º Fórum Kids de Sustentabilidade abordará temas ambientais durante a Marejada

0 509

Auditório do Centreventos receberá cerca de mil alunos na segunda (14) e quarta-feira (16)

A bandeira da sustentabilidade erguida pela 33ª Marejada também estimulará as crianças de Itajaí. A maior festa do pescado do Brasil realizará o 1º Fórum Kids de Sustentabilidade com foco em assuntos ambientais para os pequenos. Cerca de mil alunos da Rede Municipal de Ensino, do 2º ao 5º ano, são esperados para participar das atrações gratuitas. O evento ocorre na segunda (14) e quarta-feira (16), das 14h às 16h30, no auditório do Centreventos Itajaí.

O descarte do lixo, reciclagem e a problemática do lixo nos oceanos serão os temas principais. A programação inicia com uma minipalestra do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). De forma lúdica e dinâmica, servidores municipais conversarão sobre a importância da água, do destino correto para o lixo e sistemas de saneamento básico.

Na sequência começa o espetáculo Somos do Mar, que trata sobre o lixo no mar e possíveis soluções em um híbrido de teatro e arte circense. Um intervalo de 30 minutos terá lanches servidos no mesmo padrão da Marejada, com redução do uso do plástico. As crianças receberão copos reutilizáveis e nenhuma embalagem será plástica.

O projeto Ebar Eco Barreira encerra as atividades do evento. O espetáculo teatral é desenvolvido por alunos da Escola Básica Antônio Ramos, orientado pelo professor Fábio Toniazzo. O projeto trabalha a educação ambiental por meio de técnicas de sustentabilidade e pretende reduzir a quantidade de lixo na bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu e afluentes.

Oito unidades escolares estão confirmadas: as Escolas Básicas Melvin Jones, Professora Maria José Hülse Peixoto e Gaspar da Costa Moraes, os Centros Educacionais Pedro Rizzi, Professor Cacildo Romagnani (Caic) e do Cordeiros, o Grupo Escolar Guilhermina Buchele Muller e o Colégio de Aplicação Univali.

A intenção é que ocorra uma mudança no padrão comportamental sobre a sustentabilidade, uma vez que as mensagens assimiladas pelas crianças podem ser facilmente repassadas às famílias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.