5 propostas apresentadas pelo deputado Fabiano da Luz

0 787

que minimizam os impactos da Covid-19

De janeiro para cá, o deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou cinco proposições voltadas ao enfrentamento dos problemas relacionados à pandemia do Coronavírus em Santa Catarina. Você sabe o que preveem as últimas medidas defendidas pelo parlamentar? E como você pode se beneficiar, se elas forem adotadas pelo governo estadual? Fique por dentro!

1. Verba aos hospitais com leitos de UTI para atender casos de Covid-19

O deputado Fabiano, que é coordenador da Bancada do Oeste na Assembleia, assegurou em plenário o requerimento ao governo estadual repassar mais recursos públicos e habilitar os hospitais da região Oeste com leitos de UTI, para atender os casos de Covid-19. O parlamentar também solicitou o recrutamento de profissionais da saúde que estejam atuando no programa Estratégia Saúde da Família.

“Solicitamos um estudo ao Estado para saber quais hospitais podem ser habilitados para receber leitos de UTI, analisando a possibilidade de credenciamento de unidades hospitalares menores, e se os profissionais da ESF podem auxiliar nos atendimentos”, explicou o deputado. Com a IND/0382.4/2021, o parlamentar atende ao pleito da Câmara de Vereadores de Guaraciaba.

2. Visita virtual e informações sobre os internados com Covid-19

Líder da Bancada do PT, o deputado Fabiano enviou requerimento ao Estado solicitando que seja permitida a divulgação de informações sobre o estado do paciente internado com Covid-19 aos familiares e também que seja autorizada visita virtual para quem tem condições de fazer uma chamada online por vídeo, por exemplo.

“Qualquer informação sobre o estado de saúde do paciente internado ameniza a dor dos familiares. Portanto, o momento exige compreensão. A nossa proposição (IND/0558.0/2021) atende às reivindicações de diversas famílias que nos procuraram”, compartilhou o deputado.  

3. Mais leitos para pacientes com Covid-19

O deputado Fabiano aprovou proposta ao Estado para credenciar os pequenos hospitais de Santa Catarina, liberando atendimento aos pacientes clínicos de menor complexidade. O objetivo é desafogar as principais e maiores unidades hospitalares, reduzindo a fila de espera para internar pessoas com Covid-19. 

“O Hospital São Francisco, de Concórdia, chegou a ter 100% de ocupação de leitos em fevereiro. Diante do problema, a Câmara de Vereadores de Arabutã nos procurou sugerindo o credenciamento do Hospital Municipal Osvaldo Cruz para atendimento de casos de menor complexidade, abrindo espaço para internar mais pessoas com Covid-19 na unidade de Concórdia”, esclareceu o deputado, que apresentou a IND/0465.6/2021, atendendo ao pleito das lideranças desses municípios.

4. Dispensa de uso de máscara para autistas nas escolas

Neste ano, o deputado Fabiano também apresentou o PL 063.5/2021 prevendo a dispensa do uso de máscara para os alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e para crianças com menos de três anos. As ações de restrições sanitárias devem garantir a redução do contágio da Covid-19 e, ao mesmo tempo, respeitar peculiaridades e direitos de determinadas minorias.

“Ir à escola não pode ser uma angústia. É um direito fundamental garantir o acesso à educação, segundo a nossa Constituição. O que estamos propondo vem amparar a lei federal 14019/2020 sobre o uso obrigatório de máscaras, que já inclui a dispensa do uso pelos autistas.”

5. Aula presencial na pandemia

Para garantir a oferta de aula presencial durante a pandemia na Escola de Educação Básica Carlos Techentin, em Blumenau, o deputado Fabiano aprovou o pleito (IND/0383.5/2021) ao governo estadual para realizar a reforma da rede elétrica da unidade, que está há um ano com o problema. A reivindicação é da Câmara de Vereadores de Blumenau, que denunciou a falta de energia elétrica na escola.
Foto: Comunicação/Alesc

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.