BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

5º Cultura Popular reúne apresentações e oficinas gratuitas

- Advertisement -


O 5º Cultura Popular – Formação e Partilha começa nesta quinta-feira (21) e segue até o sábado (30). O evento reúne apresentações e oficinas gratuitas voltadas para a cultura popular nas áreas de música e dança, no ambiente virtual e também presencial. A abertura será quinta-feira (21), às 20h, com um show virtual do Duo Backer e Thales Nunes, no canal do YouTube da Jardineira Produções (youtube.com/jardineiraproducoes).

O festival visa celebrar e preservar as tradições populares brasileiras. O show de abertura, “Suíte Caiçara”, traz um repertório que enaltece a tradição musical do Fandango Caiçara, manifestação cultural litorânea que é objeto de pesquisa do Duo Backer e de Thales Nunes. A programação segue na sexta-feira (22), às 20h, no canal do YouTube da Jardineira Produções, com o show da cantora baiana Nega Duda e o samba de roda do recôncavo baiano.

Já no sábado (23), a apresentação é presencial, às 20h, na Casa de Cultura Dide Brandão, com a cantora Aline Vieira e a banda Música Orgânica. Os ingressos são gratuitos, mas as vagas são limitadas, de acordo com os regramentos e normas vigentes.

O evento também conta com duas oficinas com inscrições abertas. A oficina virtual “Canto dos Povos”, com as Clarianas, de São Paulo, através da plataforma Google Meet, nos dias 25 e 26 de outubro, das 19h às 21h30. A oficina trabalha o repertório dos vissungos, cantos que se dirigiam à prática dos negros de São João da Chapada enquanto trabalhavam um resgate aos rituais de matriz afro-brasileira.

Já a oficina “Danças Tradicionais Brasileiras”, com a dançarina e pesquisadora Maria Eugênia Tita, de São Paulo, acontece na sexta-feira (29), das 14h às 17h30, na Casa de Cultura Dide Brandão. A ação pretende explorar a dança a partir da improvisação e das linguagens de dança do Caboclinho, Cavalo Marinho e Frevo.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail jardineiraproducoes@gmail.com.

Outra atração é a performance “Cabeção” com Maria Eugênia Tita, que acontece no Cedin Emílio Gazaniga Junior, na sexta-feira (29), às 10h, e no calçadão da Hercílio Luz, no sábado (30), também às 10h.

O encerramento do evento fica por conta do grupo Clarianas, de São Paulo, com o show “Quebra Quebranto”. A apresentação acontece no dia 30, às 20h, no canal do YouTube da produtora (youtube.com/jardineiraproducoes).

O projeto foi viabilizado por meio do Edital da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí. A programação completa do evento pode ser acessada emwww.jardineiraproducoes.com.br.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos