Ação rápida do Governo do Estado garante reconstrução em município atingido por tornado no Extremo Oeste

0 32


.

Em cinco dias, as famílias que foram atingidas por um tornado em Descanso, no Extremo Oeste de Santa Catarina, já conseguiram reparar boa parte dos danos. Isso é resultado da ação rápida das equipes do Governo do Estado que, ao lado dos moradores, atuaram imediatamente no conserto das estruturas e na entrega de materiais emergenciais.

O governador Carlos Moisés, juntamente com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), João Batista Cordeiro Júnior, vistoriou na sexta-feira, 12, as áreas atingidas, reforçando a presença do Estado e prestando assistência às mais de 500 famílias atingidas nos municípios de Descanso e Belmonte.

“Atuamos no momento emergencial e continuaremos prestando todo o auxílio necessário para que as pessoas e as cidades atingidas se recuperem totalmente o quanto antes”, frisou o governador.

>> Mais fotos na galeria

“Logo após o evento registrado no Oeste, nossos coordenadores regionais deram todo suporte aos municípios. Após identificadas as necessidades, o trâmite para a liberação dos itens de assistência humanitária foi agilizado para possibilitar uma resposta rápida para as famílias atingidas pelo tornado”, comentou o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

Conforme ele, os materiais entregues são adquiridos em processos licitatórios na modalidade de atas de registro de preço. “Desta forma, a DCSC está preparada para o atendimento rápido, nas mais diferentes situações”, destacou. O órgão pode realizar a entrega de colchões, telhas, kits de acomodação, de limpeza e de higiene e até mesmo kits de transposição (pontes).

Este esforço e a rapidez na atuação das equipes do Governo do Estado foram reconhecidos pelas autoridades locais. “O poder público e a Defesa Civil cumpriram seu dever, dando resposta imediata. Em menos de cinco dias conseguimos reconstruir praticamente tudo que o tornado destruiu. Isso é inédito”, destacou o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo.

Segundo o prefeito, o trabalho segue na cidade e no interior, principalmente com a limpeza, a cobertura de casas e o corte de árvores. As residências que ainda estão com lona aguardam vistorias dos seguros ou foram mais severamente danificadas.

Trabalho em diversas frentes de atuação

Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, logo após o registro do desastre natural na tarde da última quarta-feira, 11, foram mobilizadas equipes em diversas frentes de atuação para o restabelecimento de serviços como abastecimento e tratamento de água, distribuição de energia elétrica e intervenções nas rodovias catarinenses, que também apresentaram estragos por causa da forte chuva na região.

Desde as primeiras horas o Governo do Estado colocou em ação uma força-tarefa formada pela Defesa Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, de Infraestrutura e Mobilidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Casan, Celesc e Epagri. A primeira ação foi a distribuição de lonas para as famílias atingidas. O Estado também fez o repasse de telhas, cestas básicas e ofereceu kits de transposição aos municípios que tiveram pontes destruídas pelos fenômenos climáticos.

Entre os materiais distribuídos aos municípios de Belmonte e Descanso foram destinados colchões, cumeeiras, mais de 3,3 mil telhas de fibrocimento, entre outros. Até o momento foram destinados mais de R$ 350,5 mil para apoiar os atingidos.

Desta forma, o Estado atua em diferentes momentos que exigem prevenção, inteligência e ação rápida. Além do serviço de resposta imediata aos atingidos, irá prestar assistência que se faz necessária após o auxílio emergencial, como a celeridade na homologação dos decretos de emergência. Por meio deles, as cidades conseguem ainda mais agilidade na continuidade dos trabalhos de reconstrução.

>> Leia também:
Municípios atingidos pelo tornado recebem itens de assistência humanitária
Governador vistoria cidades atingidas por forte tempestade no Extremo Oeste

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Fonte: Governo SC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.