Acompanhamento das vítimas e trabalho de perícia mobilizam equipes da Prefeitura de Joinville

0


Conforme determinado em reunião entre prefeito, vice e secretários, na manhã desta terça-feira (23), equipes da Prefeitura de Joinville trabalharam em diversas frentes relacionadas ao acidente ocorrido durante a abertura do Natal Cultural de Joinville, na última segunda-feira (22).

Durante a tarde, profissionais de saúde visitaram famílias vítimas do acidente. O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin acompanharam a equipe composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo e assistente social

Os profissionais prestaram atendimento domiciliar e orientaram as famílias sobre sintomas para os quais devem ficar atentas. Também foi feita a atualização da carteira de vacinação das vítimas, entre outras demandas.

“A nossa prioridade, neste momento, é prestar todo o atendimento para as famílias e para as vítimas. Por isso, estruturamos um time com profissionais da Saúde e da Assistência Social para fazer atendimentos na casa das pessoas”, explica o prefeito.

Como forma de humanizar o atendimento e também para tornar o momento mais acolhedor, as casas com crianças também receberam a visita do Papai Noel, já que os pequenos não tiveram a oportunidade de assistir à abertura do Natal em função do acidente.

Todos os 33 pacientes encaminhados para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e Hospital Municipal São José receberam alta médica. Nos próximos dias, cada um deles receberá a visita da equipe em suas residências.

Perícia e vistoria

O Instituto Geral de Perícias esteve no local na noite de segunda-feira (22/11) e fez fotos que farão parte da perícia. Nesta terça-feira (23), uma equipe deslocou-se de Florianópolis para Joinville com objetivo de dar continuidade ao trabalho da perícia. Engenheiros da Secretaria de Infraestrutura Urbana da prefeitura também realizaram vistorias na galeria por onde passa o Rio Mathias e deságua no Rio Cachoeira.

Outra medida que será realizada é uma vistoria com auxílio de robôs. O trabalho na região onde parte da calçada desabou deve ser feito pela equipe da Companhia Águas de Joinville.

Situação de emergência

No fim da manhã desta terça-feira (23), o prefeito Adriano Silva recebeu a imprensa e falou sobre a intenção de emitir um Decreto de Situação de Emergência. O próximo passo, para a edição do documento, é a elaboração do relatório da Defesa Civil, que está sendo preparado.

Natal Cultural de Joinville

A programação do Natal Cultural de Joinville está mantida. A Prefeitura de Joinville esclarece que os locais onde foram implantadas a Vila do Papai Noel, o Carossel e a Vila dos Duendes são espaços em que é possível proporcionar condições adequadas de segurança para as pessoas.

“O ambiente do Natal foi montado para evitar aglomerações, nós temos ambientes bem dispersos para que as pessoas possam visitar sem que estejam todas concentradas em um único espaço”, observa o prefeito.

Mudança de trânsito

A partir desta terça-feira (23), o Detrans implementa uma alteração no trânsito na Ponte Azul, localizada na rua Princesa Isabel, logo após a Prefeitura de Joinville. Será possível convergir a direita após a ponte, para acessar a avenida Beira Rio (avenida Dr. Albano Schulz).

A medida tem como objetivo amenizar os impactos causados pela interdição do trecho da avenida ao lado do local onde aconteceu o acidente durante o evento de abertura do Natal. A área onde a calçada caiu foi isolada com tapumes para a realização dos trabalhos necessários antes da liberação. Não há previsão para desinterdição deste ponto da via.

Prefeito Adriano Silva acompanha equipe de saúde em visita à casa das vítimas de ontem