PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Arrecadação de Santa Catarina cresceu 5,7% em fevereiro

- Advertisement -

Santa Catarina arrecadou R$ 2,8 bilhões em fevereiro, o que corresponde a um crescimento de 5,7% na comparação com o mesmo mês de 2020. Só o ICMS respondeu por R$ 2,2 bilhões. O desempenho superou a inflação de 4,6% (IPCA) e na avaliação do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina (Sindifisco/SC) foi positivo.

“O resultado não foi tão expressivo quanto o de janeiro porque, além de fevereiro ser mais curto, não tivemos o feriado de carnaval, o que refletiu, por exemplo, nos supermercados, com menos turistas e menos circulação de pessoas”, avalia o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, o Zeca. Ainda assim, segundo análise do sindicato, o desempenho é bastante positivo em setores como materiais de construção (crescimento de 37,7%), indústria metalmecânica (30,8%) e setor têxtil e de confecções (23,3%). “Todos esses índices positivos se refletem em arrecadação pela manutenção dos controles, acompanhamento, fiscalização constante e operações presenciais, aliado às malhas fiscais. Esse conjunto garante que o que é produzido economicamente se converta em arrecadação efetiva”, diz Zeca.

O bom desempenho também retrata a tendência de aumento do consumo das famílias e a retomada das importações de produtos catarinenses por outros países. “Somos um estado produtor de materiais de construção e têxteis e o dólar está alto. O nosso setor de embalagens, que é emblemático, também dá sinais de aquecimento da atividade comercial e industrial, assim como o transporte rodoviário de cargas, com crescimento de quase 20% em fevereiro”, explica.

Pandemia – O Sindifisco/SC acredita que a perspectiva econômica seria melhor se o País conseguisse colocar em prática um plano eficaz de vacinação contra a Covid-19. “Em outros países a retomada está ocorrendo mais rapidamente porque houve planejamento e ação dos governantes. Esperamos que o exemplo seja seguido pelo Brasil quanto a vacinação da população e que a retomada lá fora possa beneficiar atividades aqui, como a agroindústria”, analisa Farenzena.

Foto – Indústria metalmecânica foi um dos setores que colaboraram no bom desempenho do mês – Divulgação

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos