Boletim Coronavírus Blumenau – 01/05/2020 – Prefeitura de Blumenau

0 100


.

Blumenau registra oito novos casos confirmados de Coronavírus
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 1º, duzentos e vinte e três (223) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), oito (8) pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 30, quando o município contabilizava duzentos e quinze (215) casos positivos. 
Entre esses casos positivos, seis (06) encontram-se hospitalizados, com dois (02) pacientes em enfermaria e quatro (04) em UTI. Outros cento e quarenta e um (141) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. 
Além disso, setenta e seis (76) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização freqüente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.  
 
Prefeitura atualiza cenários com número de casos positivos registrados
A Prefeitura de Blumenau apresentou nesta sexta-feira, dia 1º, a atualização dos casos positivos na projeção dos cenários de evolução dos casos de Coronavírus na cidade, considerando a previsão até o dia 08 de maio. As análises são feitas por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com apoio da Secretaria de Gestão Governamental e em parceria com a Unimed e Universidade Regional de Blumenau (Furb).
 
Projeções
De acordo com a projeção apresentada na última semana, o cenário mais otimista indica que até 08 de maio, teremos um número de 163 casos confirmados na cidade. Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período atingiremos um total de 303 casos; e no cenário pessimista alcançaremos um quadro de 546 casos nas duas próximas semanas. 
Levando em conta os 223 casos confirmados como positivos para Coronavírus registrados até essa sexta-feira, dia 1º, a evolução do Covid-19 na cidade está entre os cenários mediano e pessimista. No registro anterior, realizado no dia 24 de abril, quando a cidade somava 105 casos confirmados, a evolução ficava entre os cenários mediano e otimista. 
De acordo com o Secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, a evolução nos casos inclui fatores como a retomada dos serviços, determinada pelo Governo do Estado, e a ampliação do volume de testes para Coronavírus. Até esta sexta-feira, dia 1º, 1.044 testes foram realizados nos municípios. 
Blumenau foi uma das primeiras cidades a complementar a testagem com a contratação de um laboratório particular e está comprando mais 15 mil testes, com possibilidade de contratação de até 50 mil kits para testagem do Covid-19, visando garantir a segurança da população. 
 
Arrecadação de donativos prossegue neste sábado, 02
A Prefeitura de Blumenau segue neste sábado, dia 02, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. O Poder Público também recebe doações de ração para animais abandonados e famílias de baixa renda que tenham animais de estimação. O recebimento das doações ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado das 8h às 12h na Pró-família, rua Itapiranga, nº 368 no bairro Velha. 
Os interessados em fazer a doação devem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199. Os atendentes vão orientar quanto ao recebimento dos donativos e caso seja em grande quantidade, a própria equipe se encarregará de buscar na casa do doador. 
A entrega das doações, para as famílias que tenham necessidade, é realizada pelos profissionais da área social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), de acordo com análise socioeconômica. As famílias que necessitarem de doações podem fazer a solicitação através do telefone ou WhatsApp do CRAS da região em que reside, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). 
 
Ambulatório da Vila Germânica mantém atendimentos durante o final de semana
O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, que atende de forma centralizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, mantém as atividades neste sábado e domingo, dias 02 e 03, das 7h às 19h.
Nesta sexta-feira, dia 1º, 34 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Dos pacientes atendidos, apenas um apresentou a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizados 33 testes, abrangendo pessoas atendidas no Ambulatórios e encaminhadas para a Vila Germânica por outras unidades da rede municipal de saúde.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento via Whatsapp
A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

postada em 01/05/2020 19:34 – 142 visualizações

Fotos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.