Boletim Coronavírus Blumenau – 01/06/2020 – Prefeitura de Blumenau

0 21


.

Blumenau registra 799 casos de Coronavírus  
Blumenau soma nesta segunda-feira, dia 1º de junho, 799 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 13 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 31 de maio, quando o município contabilizava 786 casos positivos. 
Entre os casos positivos, 343 pacientes estão em tratamento. Destes, 334 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros nove pacientes encontram-se hospitalizados, sendo cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. 
O município contabiliza também 452 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda quatro óbitos confirmados por Covid-19. Um novo óbito, ocorrido neste domingo, aguarda o resultado da testagem para confirmar se a causa foi o novo Coronavírus. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada até 30 de junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho. Esta é a terceira e última fase da campanha, que teve início no dia 11 de maio e prioriza os grupos listados abaixo com os comprovantes necessários para cada grupo:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade: (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF
– Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência
– Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante 
– Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros
– Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade
– Professores das escolas públicas e privadas: último holerite

Das quase 20 mil crianças maiores de seis meses e menores de seis anos que precisam estar protegidas, apenas cerca de 40% já tomaram a vacina este ano. “Os pais precisam se conscientizar e levar nossas crianças até uma sala de vacina. O inverno está chegando, os vírus estão circulando, temos atualmente a situação do coronavírus, então quanto mais imunizadas as pessoas estiveram, melhor para a saúde de todos”, avaliou o Secretário da Semus, Winnetou Krambeck.

Horários Ampliados
Os horários ampliados para a vacinação seguem previstos até o dia 5 de junho, data anteriormente definida para o término da campanha. Neste período, os sete Ambulatórios Gerais (AG) de Blumenau ampliarão o funcionamento das salas de vacinação até as 20h.
A extensão do horário é uma ação da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para proporcionar mais opções para a população fora do horário comercial, bem como o alcance das metas de vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. À exceção dos idosos, que integravam o primeiro público-alvo da campanha, e que já contabilizam mais de 100% da meta, os demais grupos ainda estão abaixo dos 90% estipulados pelo MS. 

Agendamento deve ser feito online
Para garantir o espaçamento entre um atendimento e outro e evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o agendamento on-line vem sendo realizado pela Semus desde o início da campanha de vacinação.
As agendas estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura, ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
Além dos sete AGs, outras 27 unidades de Estratégia Saúde da Família estão com horários disponíveis para marcação da vacina. A agenda das ESFs é reduzida, em relação aos AGs, conforme horário de funcionamento.
No momento da marcação on-line, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação. A Semus orienta ainda que as pessoas que forem até a unidade, tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando máscara.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 9 9935-3561. Somente nesta segunda-feira, dia 1º, foram contabilizados 74 atendimentos, 48 pelo telefone 156, opção 2, e outros 26 pelo WhatsApp.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 84 atendimentos nesta segunda
Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, 84 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Além dos atendimentos, foram realizadas 29 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem diariamente, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19 
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta segunda foram realizados 81 atendimentos nos AGs, resultando em 29 coletas de testes para suspeitas de Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
 
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 – Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h 
           
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº – Badenfurt 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 – Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

postada em 01/06/2020 20:25 – 7 visualizações

Fotos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.