Boletim Coronavírus Blumenau – 03/08/2021

- Advertisement -


Blumenau registra 609 óbitos por Covid-19

A cidade registrou nesta terça-feira, dia 3, mais nove óbitos por Coronavírus, chegando a 609 mortes. Um dos óbitos ocorreu no domingo, dia 1º de agosto. A vítima foi um homem de 67 anos, com comorbidades, internado em UTI desde o dia 10 de junho.

Outros quatro óbitos foram registrados no dia 2, sendo duas mulheres sem comorbidades e dois homens, com comorbidades. A primeira mulher foi uma senhora de 68 anos que deu entrada em UTI no dia 8 de julho. Já a segunda, tinha 63 anos, foi internada no dia 28 de julho. Dos homens, o primeiro tinha 35 anos e foi internado em UTI no dia 11 de julho. O segundo foi um senhor de 82 anos, que foi internado no dia 31 de julho e não chegou a ir para a UTI.

Nesta terça, ocorreram mais três óbitos, sendo dois homens e uma mulher, todos com comorbidades. A mulher tinha 69 anos e estava internada em UTI desde o dia 1º de julho. Um dos homens tinha 79 anos e estava na UTI desde o dia 31 de julho. O outro tinha 71 anos e deu entrada na UTI no dia 25 de julho.

A nona morte foi confirmada mediante busca ativa do Serviço de Vigilância Epidemiológica nos registros de óbitos de Blumenau. Ela ocorreu no dia 9 de julho, mas não foi informada aos órgãos competentes. Tratava-se de uma mulher de 53 anos, com comorbidades.

A Prefeitura reforça que os dados de óbitos são divulgados após a conferência das informações pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica junto aos Hospitais e a confirmação de aviso aos familiares das vítimas.

Blumenau registra também nesta terça-feira, dia 03, um total de 62.410 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 128 a mais do que registrado na segunda-feira, 02, quando o município contabilizava 62.282 casos da doença. Todos os novos casos foram diagnosticados por meio de antígenos.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 230.447 testes para Covid-19. Somente nesta terça-feira, foram processados 779 exames. Entre os casos positivos, 484 pacientes estão em tratamento. Destes, 438 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 62 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 34 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 28 em enfermaria. Destes na UTI, 29 pacientes são de Blumenau (28 confirmados e um em análise) e cinco pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 51,5% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 21 pacientes de Blumenau (18 confirmados e três em análise) e sete de outros municípios (todos confirmados), com taxa de ocupação de 15,8%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 280 atendimentos, com 53 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 61.317 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau já aplicou 253.468 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta terça-feira, dia 03, foram aplicadas 1.616 vacinas da primeira dose (174.164 aplicadas até o momento) e 1.282 da segunda dose (79.304  imunizados até o momento). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 253.468 vacinas entre 1ª e 2ª doses.

Alô Saúde Blumenau
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus diariamente, das 8h às 17h.

Atendimento Rápido Covid-19
A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.
Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Aos sábados, o Ambulatório Geral da Velha e o Ambulatório Geral do Garcia oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19, das 7h às 12h.
Somente nesta terça-feira, dia 03, a Central na Vila Germânica fez 335 atendimentos e 206 coletas para exames.

Atendimento Clínico
De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.
A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.

postada em 03/08/2021 18:19 – 74 visualizações

Fotos

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News