Boletim Coronavírus Blumenau – 12/07/2020 – Prefeitura de Blumenau

- Advertisement -


.

Blumenau registra 4.248 casos de Coronavírus
Blumenau registrou neste domingo, dia 12, 4.248 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 108 pessoas a mais que o registrado no último sábado, dia 11, quando o município contabilizava 4.140 casos positivos. 

Entre os casos positivos, 1.622 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.579 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 97 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 48 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 49 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 41 em UTI, sendo 22 confirmados e 19 em investigação, e 39 em enfermaria, sendo 21 confirmados e 18 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 18.420 testes para Covid-19.

O município contabiliza também 2.548 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 17 óbitos por Covid-19. 

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

AG da Itoupava começa a fazer teste de Covid-19 a partir desta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, dia 13, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), irá disponibilizar mais um ponto onde será possível, conforme observância de critérios clínicos, fazer o teste RT-PCR para detectar a Covid-19. O Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen, localizado na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544, Itoupava Central, que já prestava o atendimento rápido para pessoas com sintomas de síndromes gripais, agora também terá esta outra funcionalidade.

Tanto pacientes que forem atendidos na unidade, quanto encaminhamentos de outros AGs, poderão fazer o teste no AG Itoupava. Para isso, o paciente será necessariamente avaliado por um médico, que irá fornecer o encaminhamento e demais orientações, caso haja indicação para a coleta. O atendimento fast-track funciona das 7h às 24h e a coleta de exames vai atender das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Além de possibilitar mais um ponto de coleta do teste, evitando assim longos deslocamentos por parte da população, a Semus também busca, com a descentralização, reduzir o tempo de espera no Ambulatório instalado na Vila Germânica, até então o único local onde o RT-PCR estava sendo feito. A unidade da Vila registrou, em um único dia, 340 atendimentos, entre testes, consultas e orientações, o que representa mais do que o dobro da média de um mês atrás.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 103 atendimentos neste domingo
Neste domingo, dia 12, 103 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. 

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Força-tarefa registra 137 ocorrências até a tarde de domingo
No fim deste domingo, dia 12, a Secretaria de Defesa Civil divulgou um balanço da operação força-tarefa que está averiguando estabelecimentos e residências para reforçar as medidas restritivas na cidade. Somente entre a noite de sexta-feira e às 17h de domingo foram registradas 137 ocorrências. 

Neste fim de semana foram lavrados 17 autos de intimação, foi interditado um estabelecimento, registradas seis aglomerações em locais públicos, 13 eventos particulares, um culto com aglomeração e oito mercados foram fiscalizados. Neste período 15 máscaras foram distribuídas e nenhuma multa foi aplicada.

Desde o início da operação no dia 26 de junho, foram registradas 638 ocorrências – onde foram lavrados 72 autos de intimação, três estabelecimentos interditados, registradas 35 aglomerações em locais públicos, 50 eventos particulares, três cultos com aglomeração e 31 mercados foram fiscalizados.

Medidas restritivas são ampliadas para combate ao Coronavírus em Blumenau
Devido o avanço no número de casos confirmados para Coronavírus (Covid-19) na cidade, a Prefeitura de Blumenau está ampliando as medidas restritivas para o combate ao vírus. O prefeito Mário Hildebrandt assinou neste domingo, 12, o decreto nº 12.724, que estabelece novas medidas de enfrentamento à Covid-19.

Com registros de ocupação de 76% dos leitos de UTI e 4.248 casos positivos, a ampliação das medidas visa reduzir o crescimento acelerado no número de novos casos e o encaminhamento de casos graves e gravíssimos para os hospitais da cidade, reduzindo a demanda por leitos ambulatoriais e em especial por leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

O agravamento da situação em Blumenau e na região também foi informado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do alerta 005, da última quarta, dia 08. O alerta é elaborado com base na matriz de risco do Governo do Estado, que classifica o Médio Vale do Itajaí em situação grave e iminente reclassificação para o último nível, que é o gravíssimo.

Entre as novas medidas, que complementam as normas em vigor, está a proibição à circulação de idosos (mais de 60 anos) e pessoas com cardiopatias graves ou descompensadas, portadores de pneumopatias graves ou descompensadas, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado, diabéticos, conforme juízo clínico e gestantes de alto risco. A liberação permanece apenas para a realização de atividades consideradas essenciais, como o desempenho de atividades laborativas, os atendimentos de saúde e a aquisição de produtos alimentícios e de saúde.

As restrições também preveem multa para os proprietários ou possuidores de imóveis residenciais onde for constatada a aglomeração na forma de reuniões, festas ou qualquer outra atividade com pessoas não residentes no domicílio.

Outra medida definida pelo município é a formação de cinturões noturnos, entre às 22h e às 3h, nas vias de ligação entre os bairros. Os cinturões serão acompanhados pelas ações de blitz com fiscalização intensiva de excesso de velocidade e embriaguez ao volante. 

Além disso, a partir desta segunda-feira, dia 13 e pelos próximos 14 dias, algumas atividades sofreram alterações quanto ao funcionamento. A realização de missas e cultos em igrejas ou templos de qualquer culto, bem como de qualquer reunião presencial de cunho religioso ficam suspensas. Já as lanchonetes, food parks, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, tabacarias, adegas e similares devem encerrar o atendimento ao público até às 20h, e os restaurantes e pizzarias deverão encerrar o atendimento até às 22h. As atividades em shopping centers estão vetadas a partir das 15h de sábados e domingos. 

O Transporte Coletivo também fica suspenso por duas semanas, a partir da próxima terça-feira, dia 14. Os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, público ou privado, bem como de veículos de fretamento para transporte de pessoas, exceto casos expressamente autorizados pela Seterb, também ficam suspensos pelo prazo de 14 dias. Com isso, as linhas exclusivas para os profissionais da saúde serão retomadas, garantindo o deslocamento das equipes. 

As aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior também ficam suspensas até o dia 07 de setembro. O decreto prevê ainda que as novas medidas não tenham prejuízo do cumprimento do calendário letivo ressalvados os estágios obrigatórios e as atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos superiores.

Para as empresas, fica determinado que os funcionários de grupos de risco e idosos com mais de 60 anos, serão afastados do trabalho ou realocados para atividades em home office, quando possível. O escalonamento deverá ser adotado pelas empresas, realizando a liberação para o almoço dos funcionários em turnos, com intervalos de 30 minutos entre as liberações e limitando a capacidade de lotação dos refeitórios das empresas em 35%, respeitando distanciamento e medidas de higienização. Reuniões presenciais também devem ser evitadas e as organizações com atendimento ao público devem priorizar agendamentos de horários para evitar aglomerações e para distribuir o fluxo de pessoas.

O escalonamento de horários também deverá ser adotado para as atividades da administração pública municipal e os atendimentos presenciais nas unidades da rede pública de ensino do município ficam restritos a, no máximo, três vezes por semana. 

Ampliação das medidas é embasada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) 
A ampliação das medidas restritivas também teve como base a Matriz de Risco da Secretaria de Estado da Saúde, publicado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), do governo de Santa Catarina. O documento, elaborado a partir de dados regionais referentes a isolamento social, testagem, número de casos, ocupação de leitos hospitalares, entre outros, classificou Blumenau e região na situação de risco potencial grave, com iminente reclassificação para o nível gravíssimo. 

Para a definição das medidas, também foi realizada uma discussão, no último sábado, dia 11, com os prefeitos do Médio Vale, estabelecendo ações conjuntas em diversas áreas e o compartilhamento de leitos, quando necessário, para atender as demandas de internações tanto em Blumenau, quanto em outros municípios. 

Ações complementam medidas anteriores de prevenção e combate a Covid-19
A Prefeitura destaca ainda que realiza avaliações diárias para que medidas prévias possam ser tomadas e evitem a sobrecarga dos leitos de tratamento. Alguns exemplos de ações deste acompanhamento, que ocorre desde o início da pandemia, são a ampliação de até 105 leitos de retaguarda no Hospital Misericórdia, na Vila Itoupava e a aquisição de testes dos tipos rápido e RT-PCR, visando avaliar de maneira mais realista a situação do vírus na cidade. A testagem é reforçada ainda pela instalação do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, montado no setor 3 do Parque Vila Germânica e pelos atendimentos do Rápido Covid-19, que permitem a triagem de pacientes com suspeita de Coronavírus sem que haja o contato com outros usuários da rede pública de saúde. 

Atitudes do cotidiano que contribuem para evitar a disseminação do vírus, como a higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social, têm sido reiteradas à população pelos órgãos públicos, com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão e contágio da Covid-19. 

Força-tarefa prossegue ações de fiscalização
O cumprimento das medidas restritivas, tanto as publicadas no decreto nº 12.689, quantas as que entram em vigência, prossegue sendo fiscalizado pela força-tarefa coordenada pela Defesa Civil e que envolve, mais de 30 profissionais da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Polícia Militar.

postada em 12/07/2020 20:03 – 229 visualizações

Fotos

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News