Boletim Coronavírus Blumenau – 16/9/2020 – Prefeitura de Blumenau

0 44


.

Blumenau registra 146 mortes por Coronavírus

Blumenau registra nesta quarta-feira, dia 16, 146 óbitos em decorrência do Coronavírus.  A última da doença vítima foi uma mulher de 81 anos, com comorbidades, que estava internada em UTI desde o dia 6 de setembro e faleceu na noite desta terça-feira, dia 15.

A cidade soma ainda 12.497 casos confirmados da Covid-19, 60 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 15, quando o município contabilizava 12.437 casos da doença. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 49.314 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 308 pacientes estão em tratamento. Destes, 280 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 39 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 15 pacientes são de Blumenau (13 confirmados e 2 em análise) e 4 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 17 de Blumenau (15 confirmados e 2 em análise) e 3 da região (2 confirmados e 1 em análise).
O município contabiliza também 12.043 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Operação força-tarefa encerra com 2,6 mil atendimentos em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta quarta-feira, dia 16, o encerramento da força-tarefa que fiscalizou estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Desde o inicio da operação, dia 26 de junho, foram feitos 2.672 atendimentos.

Em quase três meses de trabalho foram lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também fizeram um trabalho para restringir o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.

A força-tarefa foi coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e contou com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária e outras secretarias municipais. Também participaram da ação, a Policia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Mais de 30 profissionais da prefeitura atuaram diretamente na operação, divididos em equipes que percorrem os bairros da cidade.

Barreiras Sanitárias Educativas

Fazendo parte do trabalho coordenado pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), as barreiras sanitárias educativas abordaram 1.200 veículos e constataram 1.746 pessoas em circulação durante as blitzes. A ação serviu para conscientizar a população sobre o combate à Covid-19. As abordagens contaram com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria da Família (Pró-família), Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Procon.

Cinturões noturnos da Seterb continuam

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) vai continuar fazendo os cinturões noturnos com o objetivo coibir infrações e consequentemente aumentar a segurança no trânsito. Além disso, o intuito é frear o crescimento de ocorrências mesmo em meio à pandemia, a fiscalização está sendo feita em pontos estratégicos da cidade, onde há maior incidência de ocorrências e registro de infrações de trânsito. A Seterb ressalta que nestas ações não será utilizado o radar móvel.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas da próxima semana:

Quinta-feira, dia 17

Bairro

CEI Emilia Piske

Fortaleza Alta

EIM Alwino Dorow

Fortaleza Alta

CEI Paulo Zimmermann

Fidélis

CEI Pedro Krauss

Vorstadt

CEI Profª Leonides Westarb

Vorstadt

CEI Cilly Jensen

Itoupava Central

CEI Nazare

Itoupava Central

CEI Profª Lenyr Peiter Starke

Itoupava Central

CEI João Gervaz Neto

Água Verde

CEI Thiago Anzini

Água Verde

CEI Maria Salete Strauch

Água Verde

OSC Amiguinho Feliz

Escola Agrícola

OSC Bom Amigo

Escola Agrícola

EBM Profª Nemesia Margarida

Badenfurt

CEI Erwin Pasold

Badenfurt

CEI Edgar Sasse

Fortaleza Alta

EIM Alwino Dorow

Fortaleza Alta

CEI Emilia Piske

Fortaleza Alta

CEI Irmgard Zoschke

Itoupava Central

EIM Dr. Blumenau

Itoupava Central

OSC Sao Roque

Itoupava Norte

CEI Max Scheidemantel

Itoupava Norte

Sexta-feira, dia 18

Bairro

CEI Wally Serena Brandes

Passo Manso

EIM Cap. Euclides de Castro

Progresso

CEI Profº Anselmo A. Hillesheim

Salto do Norte

Cei Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Dario Joao Vieira

Valparaíso

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

CEI Oswaldo Buerger

Velha

CEI Profº Adélio Carlini

Velha Grande

EIM Frederico Sievert

Vila Itoupava

EIM Erich Klabunde

Vila Itoupava

CEI Profª Erna Anna Trapp

Vila Itoupava

CEI Augusto Koester

Vila Nova

CEI Dr. Wilson Gomes Santiago

Vila Nova

CEI Profª Leonides Westarb

Vorstadt

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 44 atendimentos 

Nesta quarta-feira, dia 16, 44 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 40 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 86 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 16, as unidades realizaram 176 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 86 testes RT-PCR realizados.

postada em 16/09/2020 18:38 – 33 visualizações

Fotos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.