Boletim Coronavírus Blumenau ? 22/2/2021 – Prefeitura de Blumenau

0 11


Blumenau registra 314 óbitos por Coronavírus

Blumenau registra mais um óbito, somando agora 314 mortes por Coronavírus no município. No último domingo, dia 21, foi confirmada a morte de um homem de 49 anos, com comorbidades, que estava internado em UTI desde o dia 15 de janeiro.

Blumenau confirmou ainda nesta segundafeira, 22, um total de 40.057 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 260 a mais do que registrado no último domingo, dia 21, quando o município contabilizava 39.797 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 27 foram por meio do RT-PCR, 9 por testes rápidos, 220 de antígeno e 4 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 132.261 testes para Covid-19. Somente nesta segunda-feira, dia 22, foram processados 730 exames. Entre os casos positivos, 1.782 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.706 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 111 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 49 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 62 em enfermaria. Destes na UTI, 30 pacientes são de Blumenau (29 confirmados e um em análise) e 19 pacientes da região (17 confirmados e 2 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 52,1%. Já em enfermaria são 52 pacientes de Blumenau (47 confirmados e 5 em análise) e 10 da região (9 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 35%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 432 atendimentos, com 60 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 37.961 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperado.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), já atendeu 51 unidades de ensino que tiveram professores e colaboradores com resultado positivo para Covid-19. Deste total, 99 professores e dois alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas um estudante teve diagnóstico positivo para o vírus. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, 93 tiveram diagnóstico positivo.

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?

A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.

Com base nesses números e nos casos nas unidades municipais, o município determina que:

– A turma que o professor titular até o 5º ano positivar (incluindo CEIs), afasta a turma 14 dias;

– O mesmo acontece se o aluno dessas turmas positivar. Afasta todos por 14 dias;

– No caso das turmas maiores (acima do 6º ano), havendo 50% dos professores da turma positivos, afasta o professor e os alunos por 14 dias;

– No caso de alunos positivos ou suspeitos, afasta apenas o aluno infectado por 14 dias;

– Nos alunos maiores é feita essa diferença, pois os técnicos em saúde entendem que não há o que chamamos de “quebra de barreira”, uma vez que tratam-se de alunos maiores, que entendem com mais precisão a importância do distanciamento e uso de máscara.

Forças de segurança interditam sete bares e tabacarias em Blumenau

Desde a última sexta-feira, dia 19, até a manhã de domingo as forças de segurança do município fizeram cerca de 30 abordagens em casas noturnas, bares e tabacarias. Ao todo, sete bares e tabacarias foram interditados por reincidirem no descumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado e promoverem aglomerações com a Matriz de Risco no nível Gravíssimo para a região.

Depois das orientações da última sexta-feira alguns estabelecimentos não abriram no sábado, já outros insistiram em descumprir as determinações para conter o contágio do Coronavírus. Estes foram interditados e tiveram que fechar as portas. Estes locais responderão Processo Administrativo Sanitário (PAS), aberto pela Vigilância Sanitária e o proprietário tem até 15 dias para apresentar uma defesa escrita. Seguindo o rito processual disposto em lei, ao concluir o julgamento é imposta a Penalidade, que pode ser de multa ou cassação de Alvará Sanitário. 

O trabalho de fiscalização está sendo coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Seterb, da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade. As ações vão ocorrer de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.

Denúncias

Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 21, a central de telefone 199 atendeu cerca de 30 ligações.

Página com as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado.

Prefeitura retoma fiscalização no trânsito de Blumenau por meio de cinturões noturnos

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb), vai intensificar as ações de fiscalização de trânsito por meio de cinturões noturnos a partir desta segunda-feira, dia 22.  As ações serão desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau.

Um dos objetivos da ação é coibir o consumo de álcool seguido de direção e diminuir também o número de acidentes com vítimas, que refletem diretamente na ocupação dos leitos de UTIs nos hospitais. “O cinturão já aconteceu em outros momentos da pandemia e a presença dos agentes nas ruas pretende evitar excessos, que acabam, muitas vezes, resultando nos acidentes de trânsito. Quando esse acidente evitável necessita de atendimento médico, pode evoluir para internação e acaba ocupando um leito que poderia ser utilizado para casos de Coronavírus ou outras patologias que não se consegue evitar”, enfatiza o Prefeito, Mário Hildebrandt.

Para tentar frear essas ocorrências mesmo em meio à pandemia, a fiscalização será feita em pontos estratégicos da cidade, onde há maior incidência de ocorrências e registro de infrações de trânsito. A Seterb ressalta que nestas ações não será utilizado radar portátil.

Nas segundas, terças e quartas-feiras, a fiscalização será feita das 19h até meia-noite. Nas quintas, sextas e sábados os cinturões serão feitos das 19h às 5h da manhã do dia seguinte. No domingo, a GMT vai atuar das 15h às 23h.

Blumenau aplicou 14 vacinas da 2ª dose

Nesta segunda-feira, dia 22, foram aplicadas 14 vacinas da segunda dose, somando 3.331 até o momento. Não tivemos vacinação da primeira dose, mas nesta segunda-feira foi feito o lançamento no sistema de 1.075 vacinas que tinham sido aplicadas, mas não estavam contabilizadas, totalizando 10.628 de primeira dose aplicadas. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 524 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.  Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, as unidades fizeram 837 atendimentos e 524 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

postada em 22/02/2021 20:05 – 126 visualizações

Fotos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.