PORTO BELO: CÂMARA APROVA CENSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS

Programa Municipal Censo de Inclusão das Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista e de seus familiares é aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Belo. Evento ocorreu nesta quarta-feira (17), quando o Censo de Inclusão das Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares foi aprovado pelos parlamentares locais.

Boletim Coronavírus Blumenau – 24/2/2021 – Prefeitura de Blumenau

- Advertisement -


Blumenau registra 319 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou mais dois óbitos e retificou* uma morte contabilizada anteriormente. Desta forma até o momento são 319 mortes por Coronavírus no município. Nesta terça-feira, dia 23, foi confirmada a morte de um homem de 75 anos, que estava internado em UTI desde o dia 10 de fevereiro. O outro óbito foi um homem de 72 anos, que estava internado desde o dia 20 de dezembro. Todas as vítimas tinham comorbidades.

Blumenau confirmou ainda nesta quarta-feira, 24, um total de 40.563 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 251 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 23, quando o município contabilizava 40.312 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 15 foram por meio do RT-PCR, 15 por testes rápidos, 220 de antígeno e um sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 134.010 testes para Covid-19. Somente nesta quarta-feira, dia 24, foram processados 825 exames. Entre os casos positivos, 1.788 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.707 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 139 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 51 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 78 em enfermaria. Destes na UTI, 33 pacientes são de Blumenau (32 confirmados e um em análise) e 18 pacientes da região (16 confirmados e 2 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 54,3%. Já em enfermaria são 63 pacientes de Blumenau (49 confirmados e 14 em análise) e 15 da região (13 confirmados e 2 em análise), com taxa de ocupação de 44,1%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 454 atendimentos, com 94 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 38.456 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperado.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

* Na última segunda-feira, dia 22, o município foi informado sobre o óbito de um homem de 49 anos de idade, mas houve um equívoco na comunicação da cidade de residência, sendo retificado no dia de hoje. Após a investigação feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica, que ocorre em todos os óbitos, constatou-se que o paciente que estava internado em UTI desde 15 de janeiro, era morador da cidade de Ilhota.

Ocupação de Leitos de UTI

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), reforça que trabalha na ativação de 28 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os chamados Leitos de Guerra, para o atendimento a pacientes com Covid-19.

Como já vem sendo divulgado, a cidade possui um total 94 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, dos quais 66 ativados. Nesta quarta-feira, dia 24, 51 desses 66 leitos encontram-se ocupados, uma taxa de 77,3% de ocupação. Entre os pacientes internados, 33 são de Blumenau e outros 18 são do Vale do Itajaí e outras regiões do Estado.

Blumenau aplicou nesta terça-feira 537 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Nesta quarta-feira, dia 24, foram aplicadas 28 vacinas da primeira dose, somando 10.682 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 509 da segunda dose, totalizando 4.362. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 476 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.  Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, as unidades fizeram 838 atendimentos e 476 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

postada em 24/02/2021 18:04 – 136 visualizações

Fotos

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos