Câmara de Itapema busca recursos para o município em Brasília

0 247

Uma comitiva de vereadores da Câmara de Itapema esteve na capital federal na última semana, em busca de recursos para o município. O vereador e presidente do Legislativo, Sidinei Moacir Florêncio (Nei da Van – PSDB) foi a Brasília acompanhado dos vereadores Fabrício Lazzari (Fafá – Progressistas), Jean Idimar (MDB) e Zulma Souza (DEM).

Os vereadores destacaram a importância da articulação com Deputados, Senadores e Ministérios nesta época do ano, antes do fechamento do orçamento da União para o próximo exercício, com o objetivo de garantir que recursos para Itapema sejam incluídos no orçamento de 2020. “Se não somos vistos, não somos lembrados. Muitas vezes, se as bancadas não se mobilizam, acabam não recebendo verbas. Então é importante reivindicar e levar até os Deputados e Senadores catarinenses as nossas demandas, e voltamos de lá com retornos importantes”, registrou o presidente Nei.

Prioridade na agenda: interligação entre os Bairros Taboleiro e Várzea

No total, a comitiva itapemense visitou 16 gabinetes na Câmara dos Deputados.  Entre eles, destaque para o encontro com Darci de Matos (PSD), Ângela Amin (Progressistas), Geovana de Sá (PSDB), Rodrigo Coelho (PSB), Carlos Chiodini (MDB) e Rogério Peninha Mendonça (MDB). A todos os parlamentares, o grupo de Itapema apresentou a mesma reivindicação: necessidade de recursos federais para executar o projeto de implantação da via de ligação entre os Bairros Várzea e Taboleiro das Oliveiras. O Senador Espiridião Amin (Progressistas) também recebeu o ofício com esta importante reivindicação para Itapema.

Com o projeto completo em mãos, os vereadores apresentaram os requisitos para tirar essa obra do papel: R$ 1,5 milhões em recursos, para execução de 600 metros de via entre bairros.  Os deputados garantiram recursos para esse projeto.  

Saneamento básico para o Alto São Bento

Outra reivindicação que estava na pauta dos vereadores de Itapema foi a necessidade de verbas federais para investimento no saneamento básico do bairro Alto São Bento. Eles querem garantir verba para o fechamento das valas entre as Ruas 810 e 810-A.

Esta reivindicação também foi apresentada aos Deputados, mas especialmente ao Ministério do Desenvolvimento Regional e Defesa Civil, com a apresentação do relatório técnico do Projeto Executivo, contendo o projeto de macrodrenagem, que prevê a implantação da rede com extensão de 468 metros, com orçamento estimado em R$ 2,09 milhões para execução.

Os vereadores de Itapema foram recebidos pelo Secretário Nacional do Ministério, Marcelo Pereira Borges, e na Defesa Civil, pelo Chefe de Gabinete Wesley Felinto.

INSS fica em Itapema

Ainda quando estavam em Brasília, a comitiva de Itapema recebeu a informação de que havia uma articulação para tirar a agência do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Itapema. Prontamente eles apresentaram ao deputado Darci de Matos (PSD) a reivindicação de que o atendimento fosse mantido no município. Segundo os vereadores, a mobilização e articulação em Brasília garantiu a continuidade do atendimento do INSS em Itapema.

Secretaria Nacional da Juventude

Em mais um dos 4 dias da agenda em Brasília, os vereadores Nei, Fafá, Jean e Zulma foram pessoalmente até a Secretaria Nacional da Juventude, onde foram recebidos pela catarinense de 24 anos, Jayana Nicaretta da Silva, que é atual Secretária Nacional desta pasta.

Lá conheceram o projeto ID Jovem 2.0, um programa do Governo Federal destinado a jovens de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família, que garante diversos benefícios, como:

– meia entrada em cinemas, teatros e shows;

– duas vagas gratuitas em viagens interestaduais;

– meia entrada em eventos esportivos;

– isenção da taxa de emissão da Carteira de Identificação Estudantil;

– Duas vagas com 50% de desconto e viagens interestaduais.

Os vereadores voltaram com a missão de divulgar o projeto ID Jovem em Itapema, e garantir o benefício ao cidadãos que tem direito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.