PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Câmara lança guia que estimula a participação das mulheres na política

- Advertisement -


.
Uma videoconferência realizada na manhã desta sexta-feira (26) marcou o lançamento para a Região Sul do “Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres”. A publicação, escrita pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e Associação Visibilidade Feminina, tem o propósito de contribuir com a capacitação técnica e prática de mulheres que tenham interesse em se candidatar nas eleições municipais de 2020.

O lançamento contou com o apoio da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa e Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Participaram parlamentares, prefeitas e representantes de órgãos públicos e associações dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que conduziu a sessão, afirmou que, apesar das recentes alterações na legislação eleitoral, como a que garantiu recursos e tempo de propaganda para as candidaturas femininas, o Brasil ainda está muito atrasado em termos de acesso feminino na política.

Para exemplificar esta situação, ela citou um levantamento realizado pela ONU neste ano, em parceria com a União Interparlamentar, que apontou o Brasil na 140ª posição entre 191 países no que se refere a participação feminina nos parlamentos, atrás de todos os demais da América do Sul.

“Precisamos quebrar barreiras e tirar o Brasil desta posição vergonhosa quanto a participação das mulheres na política. Nossa luta é aumentar a participação feminina nos legislativos e executivos municipais neste ano e é neste sentido que o guia foi idealizado e produzido.”

De acordo com a advogada Thalita Abdala, que integra a Associação Visibilidade Feminina, o guia contém todas as informações necessárias para quem deseja participar do pleito de 2020, como filiação partidária, lançamento e registro de campanha, propaganda eleitoral, financiamento e prestação de contas, bem como questões relacionadas ao exercício dos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora municipal. Também apresenta um glossário dos principais dos termos técnicos utilizados no meio eleitoral e político, anexos e links para aprofundamento dos temas tratados.

“O nosso compromisso foi fazer publicação aberta, acolhedora, com um texto de fácil compreensão e imagens que possam ser reproduzidas pelos diversos dispositivos leitores”, disse.

O guia, que também terá versão impressa, já está disponível e pode ser acessado na página visibilidadefeminina.org.

Alesc também disponibilizará o guia
Para difundir ainda mais o acesso ao guia, a Escola do Legislativo catarinense também passará a disponibilizá-lo em sua plataforma de ensino a distância, conforme anunciou a presidente da entidade, a deputada Marlene Fengler (PSD). 

“Queremos que essa ferramenta atinja o maior número possível de mulheres, de forma gratuita e acessível, para que possam participar do processo eleitoral. Acho que isso é algo que, como deputadas estaduais e federais, temos que estimular e fortalecer, pois se defendemos a necessidade da mudança, precisamos fazer a nossa parte, contribuir.”

A deputada Ada de Luca (MDB), que coordena a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, afirmou que a inserção das mulheres é fundamental e deve se dar não só no sistema político-partidário, mas também nas discussões e decisões que envolvem as comunidades. Sobre o tema, ela fez referência a citação da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. “Quando uma mulher entra na política, a política muda a mulher. Mas quando várias mulheres entram na política, muda a política.”

A importância da edição do guia também foi destacado pelas deputadas federais Angela Amin (PP-SC) e Geovânia de Sá (PSDB-SC). “Esta publicação, mais uma iniciativa positiva da Secretaria da Mulher, vai contribuir para levar informações da melhor forma possível para as candidaturas e diretórios municipais e tenho certeza que o resultado vai ser amplamente positivo”, disse Angela.

“Esse instrumento com certeza vai favorecer que as candidaturas femininas tenham mais consistência nas disputas eleitorais e também que as eleitas possam atuações diferenciadas.”, complementou Geovânia.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos