PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Camila Cury visita Itajaí para conferir as boas práticas da Escola da Inteligência

- Advertisement -


Itajaí é referência no trabalho de Educação Socioemocional através da Escola da Inteligência, programa aplicado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino desde 2017. Prova disso foi a visita, na tarde desta terça-feira (23), da escritora e palestrante Camila Cury e uma comitiva composta pelo presidente do Instituto Augusto Cury, Bruno Oliveira, a secretária adjunta de educação de Maceió (AL), Emília Caldas, e a consultora da inteligência educacional, Gisleyne Saavedra. O grupo esteve na cidade para conhecer as boas práticas na implantação da temática socioemocional.

A comitiva foi recepcionada na Secretaria de Educação pela responsável pela pasta, Elisete Furtado Cardoso, pelo vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, pela coordenadora da Escola da Inteligência de Itajaí, Kátia Teixeira, por supervisores do programa e alguns diretores da secretaria. Para a escritora Camila Cury, Itajaí é referência no modelo público de aplicação da Escola da Inteligência.

“Itajaí é sem dúvida um Município revolucionário na vanguarda das competências socioemocionais. Aqui nós temos um time altamente compromissado com os resultados emocionais e que não apenas deseja informar os seus alunos com o conhecimento cognitivo, mas também prepará-los para o desafio da vida. Tenho certeza de que daqui a alguns anos estaremos colhendo grandes frutos desse trabalho desenvolvido por aqui. Itajaí está deixando um legado com a habilidade socioemocional”, afirmou Camila Cury.

Durante o encontro, Camila também apresentou uma versão atualizada do programa da Escola da Inteligência, o Gênios, que promete vir mais moderno e com personagens inclusivos. O material foi entregue para a equipe técnica da Secretaria de Educação, que vai avaliar a transição. Itajaí foi a primeira cidade do Brasil a receber o material para análise.

“A Escola da Inteligência não é um gasto. É um investimento. Todo final de ano, quando fazemos os portfólios para avaliar o trabalho desenvolvido nas nossas unidades, nos surpreendemos com os relatos e os resultados. E Itajaí está de parabéns por ter saído na frente e, muito antes do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, já trabalhar com as questões socioemocionais. É um ganho para toda comunidade escolar”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Atualmente, a Escola da Inteligência contempla 41 escolas e 64 Centros de Educação Infantil, atendendo aproximadamente 30 mil estudantes, desde o Jardim I até o 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa tem mais de 90% de aprovação entre os alunos, pais e professores.

“Durante a pandemia, a Escola da Inteligência teve um papel ainda mais efetivo na educação socioemocional, pois conseguimos dar um suporte bastante significativo aos nossos professores, diretores e alunos”, relembra a coordenadora do programa, Kátia Teixeira.

Visita à Escola Básica Aníbal César

Após a reunião na Secretaria de Educação, a comitiva seguiu para a Escola Básica Aníbal César, a maior da Rede Municipal de Ensino. Na unidade do bairro São Vicente, todos puderam conhecer, na prática, o trabalho da Escola da Inteligência. A comitiva visitou duas turmas, de 2º e 4º anos, e pôde conversar com os alunos sobre as habilidades socioemocionais que eles estão desenvolvendo.

Ainda na escola, o grupo acompanhou algumas apresentações de música e dança desenvolvidas pelos professores da Educação Integral Guilherme Bruno, Elton Mendes e Mestre Paulinho. Eles compuseram algumas músicas especiais para a Escola da Inteligência, abordando temas e personagens dos livros, e encantaram Camila Cury, que deixou uma promessa para Itajaí:

“Vou patrocinar a gravação do CD dos professores com as músicas da Escola da Inteligência e vamos levar, para todo o Brasil, as músicas aqui produzidas. Será uma enorme satisfação ver um trabalho tão rico dando frutos pelos quatro cantos do nosso país”, finalizou a escritora.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos