Campanha Itajaí Sem Racismo 2021 é lançada oficialmente

0


A 4º edição da campanha Itajaí Sem Racismo foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (04), em cerimônia realizada na Prefeitura de Itajaí. Em novembro, diversas atividades serão realizadas no mês da Consciência Negra, cujo objetivo é enaltecer a cultura afro-brasileira presente no município, além de promover o debate sobre o combate e a superação ao racismo.

O evento de lançamento teve a presença do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, do secretário de Promoção da Cidadania, Leandro Peixoto, e de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), além de outros convidados.

“Itajaí sempre foi protagonista nesta luta, temos uma longa caminhada pela frente no combate ao racismo, mas o mais importante é que estamos avançando. Esta campanha vem para construir um mundo melhor, uma cidade mais forte na busca dessa sociedade sem discriminação, que tanto almejamos”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.

Durante todo o mês, especialmente na semana da Consciência Negra (20 de novembro), serão desenvolvidas diversas atividades, como seminários, lives, atividades culturais para enaltecer o tema no município. Destaque para o Prêmio Simeão, uma homenagem de valorização do negro na sociedade itajaiense. A cerimônia de entrega voltará a ser realizada presencialmente no dia 25, às 19h30, no Museu Histórico de Itajaí, seguindo todas as normas sanitárias vigentes.

“O objetivo desta campanha é o de promover a igualdade racial de fato, mudar o pensamento das pessoas e fazer com que elas entendam que a cor da pele não define o caráter de ninguém”, reforça o secretário municipal de Promoção da Cidadania, Leandro Peixoto.

Para o presidente do Conegi, João Gadelha, a campanha Itajaí Sem Racismo mais uma vez vem para sensibilizar a população a respeito do combate à discriminação racial. “Que esta campanha possa servir para conscientizar as pessoas, que repensem o seu modo de agir, de pensar e de convivência com o próximo independente da sua cor, raça, credo ou religião”, finaliza.

Confira a programação da Campanha Itajaí Sem Racismo 2021:

03/11 | Abertura do Mês da Valorização da Cultura Afro-brasileira nas Unidades Escolares

Local: Unidades escolares municipais de Itajaí

Realização: Secretaria Municipal de Educação

03 a 30/11 | Kizomba nas Unidades Escolares (escolas, CEDINS, CEIS)

Nas escolas serão realizadas apresentações, exposições, rodas de conversa, contação de história e pesquisas. As escolas, CEIS e CEDINS apresentarão planos de ações com as respectivas atividades e datas para serem desenvolvidas.

Local: Unidades escolares municipais de Itajaí

Realização: Secretaria Municipal de Educação

04/11 | Abertura e lançamento da campanha Itajaí Sem Racismo

Local: Prefeitura de Itajaí – Gabinete do Prefeito

Horário: 15h

Realização: Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)

04/11 | Uso da Tribuna na Câmara de Vereadores de Itajaí pelo presidente do Conegi, João Antônio de S. Gadelha, para apresentação da campanha Itajaí Sem Racismo

Horário: 17h

Local: Câmara de Vereadores de Itajaí – Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3825 – Ressacada

17/11 | Live: “Money Black” – A importância e o impacto dessa rede de apoio

Horário: 20h

Local: Transmissão ao vivo pelo Instagram da Setorial de Culturas Afro @setorialafroitajai

Palestrantes: Ana Lúcia Martins – Mulher negra, antirracista, feminista, professora e servidora pública aposentada, integrante do Coletivo Ashanti e vereadora em Joinville e Cris, empreendedora criadora da marca Negra Chita, uma linha de vestuário e acessórios afro. Com mediação de Graziele Gleise, titular da Setorial de Cultura Afro de Itajaí

Realização: Setorial de Culturas Afro de Itajaí

18/11 | Seminário: O Racismo Estrutural no Brasil e Suas Consequências.

Horário: 14h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Palestrante: Marcos Caneta Rufino – Formado em História pela UDESC, Pós-graduado em Gestão de Pessoas nas Organizações pela FEPESE-UFSC, Pós-graduado em Direitos Humanos com ênfase em questões étnica-sociais pela Faculdade Futura de São Paulo e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pelo Instituto Politécnico de Tomar de Portugal, além de ser professor acadêmico, produtor cultural e social e policial civil.

Realização: Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania

Apoio: Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)

20/11 | Programação Musical especial no Mercado Público pelo dia da Consciência Negra

12h – Mestre Paulinho, Manga do Cavaco & Rafaelo de Góes

15h – Eco de Santo Amaro (Musica Capoeira)

17h – Bando Chico Estrada

20h – Chico Preto

Local: Mercado Público

Realização: Fundação Cultural de Itajaí

22/11| Live de Lançamento e Apresentação do Livro: Braços Negros na Foz do Itajaí (SC): Ensaios históricos 1871 – 1905, do professor Doutor José Bento da Rosa

Horário: 19h30

Local: transmissão pelo Facebook do Núcleo Afro

Realização Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos

25/11 | Cerimônia de Entrega do Prêmio Simeão de Valorização do Negro na Sociedade Itajaiense

Horário: 19h30

Local: Museu Histórico

Realização: Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)

Apoio: Fundação Genésio Miranda Lins e Fundação Cultural de Itajaí

28/11 | Desafio Basquete 3×3 – Hip Hop e Batalha de Rima com apresentação de capoeira

Horário: 9h

Local: Praça de Cordeiros

Realização: Fundação Municipal de Esporte e Lazer

Apoio: Fundação Cultural de Itajaí

02/12 | Roda de samba e Choro – Dia Nacional do Samba e Encerramento da Campanha Itajaí Sem Racismo

Banda: BEBADOSAMBA com Didi Maçaneiro

Horário: 20h

Local: Mercado Público

Realização: Fundação Cultural de Itajaí

Apoio: Secretaria de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)

09, 16, 23 e 30/11 e 07/12 | Curso de Crioulo Haitiano para profissionais de saúde da rede municipal

Durante todo mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde realizará atividades de fortalecimento a promoção da igualdade racial e da saúde da população negra nas Unidades Básicas de Saúde do município. Também será oferecido curso formativo abordando os temas: racismo institucional e o impacto do racismo na saúde mental da população negra

Horário: 14h às 17h

Local: Feapi – Rua Camboriú, 509, Fazenda

Realização: Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).