Campanha #ItajaíContraDengue vai mobilizar o município

0 70

Ações começaram nesta segunda-feira (18)

Começou nesta segunda-feira (18) a campanha #ItajaíContraDengue. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde, vai mobilizar o município para combate ao mosquito Aedes aegypti até a próxima terça-feira (26). A ação iniciou na tarde desta segunda com um workshop de atualização sobre controle de zoonoses para os agentes de endemias. A campanha inclui ainda palestras educativas, mutirão de limpeza no cemitério, blitze e seminário sobre arboviroses.

No workshop, foram abordados os seguintes conteúdos com os servidores: aplicação de UBV, direção defensiva, tratamento antirrábico, entomologia e escorpiões. O objetivo da mobilização é reforçar a conscientização sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti para reduzir o número de casos da doença durante o próximo verão. Neste ano, foram registrados 67 casos de dengue contraídos em Itajaí e oito casos importados.

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Saúde estará na Câmara de Vereadores para divulgar as ações de combate realizadas na cidade. Além disso, durante toda semana, profissionais da Gerência de Controle de Zoonoses vão ministrar palestras educativas para alunos da Escola Básica Avelino Werner, no bairro São Judas. A unidade foi escolhida por conta da concentração de casos de dengue no bairro: foram sete registrados no entorno da escola.

O trabalho de conscientização com os alunos encerra na sexta-feira (22) com diversas ações na escola, como o projeto Casa sem Dengue, teatro de fantoches e jogos educativos.

O Programa de Controle da Dengue continua as ações na quinta-feira (21) com um mutirão para eliminação de criadouros no Cemitério da Fazenda, a partir das 8h30. No sábado (23), agentes de endemias participam do Dia D de combate ao Aedes aegypti com distribuição de informativos em blitze nos bairros Cordeiros, São Vicente, Centro e São Judas. A ação acontece das 9h às 11h30.

A campanha #ItajaíContraDengue segue até terça-feira (26) com o II Seminário de Arboviroses (Febre amarela e Dengue), destinado aos profissionais de saúde da rede municipal e da região.

Confira a programação:

Terça (19), Quarta (20) e Quinta-feira (21):
Educação em Saúde | Conteúdo: combate ao Aedes aegypti
Local: Escola Básica Avelino Werner
Horário: matutino e vespertino
Palestrantes: equipe da Gerência de Controle de Zoonoses, Nara Silveira, Elaine Pessoa e Cátia Medeiros.

Quinta-feira (21):
Mutirão para eliminação de criadouros do Aedes aegypti
Local: Cemitério da Fazenda
Horário: a partir das 8h30

Sexta-feira (22):
Mobilização na escola | Conteúdo: Casa sem Dengue, paródia, teatro de fantoches e jogos educativos
Local: Escola Básica Avelino Werner
Horário: 9h às 17h

Sábado (23):
Dia D de combate à dengue | Blitz educativa
Locais: Semáforos nos bairros Cordeiros, São Vicente, Centro e São Judas.
Horário: 9h às 11h30

Terça-feira (26):
II Seminário de Arboviroses (Febre amarela e Dengue) | Público-alvo: Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Médicos da rede municipal
Horário: 13h30 às 17h30
Local: auditório da Secretaria de Educação de Itajaí
Palestrantes: Marise Mattos, médica infectologista da DIVE/SC, e Renata Gatti, bióloga da DIVE/SC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.