Carnaval volta a ser feito em Penha com parceria da Iniciativa Privada

37

Assim como muitas cidades brasileiras, a tradição do Carnaval já foi forte em Penha. Por décadas, a praia de Armação do Itapocorói se tornou o centro da folia, que evoluiu do tempo das fantasias e baile de salão até a criação do bloco dos sujos, nos anos 80.

No entanto, nos últimos tempos, a festa foi recebendo cada vez menos apoio da gestão anterior do governo de Penha, a ponto de deixar de ser realizada já há alguns anos. A realização da própria Festa Nacional do Marisco no fim de semana do feriadão de Carnaval se constituiu num enorme entrave para os foliões do bloco dos sujos. “Não há razão para investir centenas de milhares de reais num grande evento turístico quando o turista já vem naturalmente para nossa região, na época de carnaval. A Festa do Marisco deve ser realizada numa outra data, a fim de movimentar nosso comércio fora da temporada”, pontua o prefeito Aquiles da Costa.

Por conta disso, tudo muda esse ano: o Carnaval volta a fazer parte das festas de Penha, e agora não apenas na Praia de Armação do Itapocorói, mas também na Praia Alegre e Praia de São Miguel. “Devido as próprias condições financeiras do município, não será um evento caro, até porque nosso objetivo não é tanto atrair pessoas de fora da cidade, pois nosso município já está com milhares de pessoas nessa época do ano. E sim dar aos moradores e aos visitantes uma opção de cultura e lazer nesse feriadão”, explica o secretário de turismo Arnaldo Dias.

O carnaval de Penha somente foi possível graças a mais uma parceria público-privada, entre prefeitura e empresários da cidade.  “Essa festa nem estava incluída no calendário de eventos, e teríamos bons argumentos para não fazermos ela esse ano. No entanto, foi um compromisso do prefeito Aquiles junto com os foliões resgatar as tradições culturais da cidade e fazer um governo para todos. Então resolvemos articular com os empresários, através da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) um carnaval modesto, mas que não passasse em branco. Nossa perspectiva é nos próximos anos podermos fazer algo maior, com mais tempo de planejamento e orçamento”, conta Arnaldo.

Apesar de modesto, o carnaval da Penha já volta maior do que era quando visto pela última vez: não um, mas DOIS blocos vão animar os foliões este ano. Enquanto o tradicional Bloco dos Sujos agora sai no domingo, com saída às 20 horas em frente ao Colégio João Batista Paiva, os moradores da Praia Grande organizaram o bloco “Raizera”, que desfila neste sábado, com saída em frente ao Hotel do Baiano no mesmo horário. Ambos vão terminar a festa no coreto da Praia de Armação do Itapocorói, onde tocarão o resto da noite.

Mas não só de bloco será feito o carnaval da Penha. As bandas Swing da Gente e Nosso Grupo, e o cantor Diego Soares vão tocar sábado, domingo e segunda-feira, na estrutura montada pela secretaria de turismo nas praias de Armação, São Miguel e Alegre. “Vai ter muito samba e pagode, mas também um pouco de sertanejo, que é certamente o gênero musical mais popular em Penha e não poderia ficar de fora. Estamos tentando fazer um carnaval mais diversificado”, argumenta Arnaldo Dias.

Os artistas se revezarão: O “Nosso Grupo” se apresentará sábado na Praia Alegre, domingo no Coreto, e segunda em São Miguel. A banda “Swing da Gente” tocará sábado no Coreto, domingo em São Miguel e segunda-feira na Praia Alegre. E Diego Soares fará shows sábado em São Miguel, domingo na Praia Alegre e segunda-feira no Coreto. Todos os shows começarão sempre às 22 horas.

Para garantir segurança na festa, além do apoio da polícia militar, os organizadores também contrataram seguranças, instalaram tendas e lonas, e terão apoio da Secretaria de Saúde e dos bombeiros militares e voluntários, com a presença de ambulâncias e guarnições no local. Banheiros químicos também estão sendo instalados nos locais. “Nosso carnaval será mais familiar e com muita segurança. Tomamos todas as precauções para garantir que essas sejam noites de alegria e de boas recordações para todos os participantes”, garantiu o secretário de turismo.

Comentários estão fechados.