Casa Kombicas apresenta Sarau Cultural nesta quinta-feira (19/12)

0 143

Segunda edição do projeto Poeme-se! traz artistas de diversas áreas para BC

Nesta quinta, 19 de dezembro, a Casa Kombicas apresenta a segunda edição do Projeto Poeme-se!, que tem como curadores Rafaela Peralta e Sabastian Marques. Neste sarau, os curadores trazem três novos artistas de diferentes áreas para apresentar seus trabalhos: André Pinheiro – poeta e escritor, Ubiratan Carlos Gomes – Músico autoral e Paulo Motta – artista plástico.

O Sarau começa às 20h. A Casa Kombicas fica localizada na Rua 3250, número 420 em Balneário Camboriú.

Conheça os artistas:

André Pinheiro – Livro registra duas décadas de poesia visceral
Primeira obra individual do poeta André Pinheiro, “Num copo de blues bebo poesia” reúne 46 poemas. “Quem passa a vida / sem amor, sem poesia / não vive / morre um pouco / a cada dia”. Os versos deste poema, intitulado “Agonia”, resumem a filosofia de vida de André Pinheiro. O poeta, que escreveu estes versos no ano 2000, lança agora seu primeiro livro individual, que celebra mais de 20 anos de produção poética.
“Num copo de blues bebo poesia” reúne 46 poemas. Alguns deles já conhecidos, mas a maioria ainda inéditos. “São versos que retratam esses 22 anos de trajetória”, destaca o autor, que estabelece como início de sua carreira o ano de 1997, quando conquistou seu primeiro prêmio literário, ainda na universidade. Publicado pela editora Traços & Capturas, o livro é dividido em três movimentos: A Carne, O Pulso e o Fluxo. “São três movimentos que representam momentos distintos da existência humana: os obstáculos provocados pelas ilusões do mundo material (A Carne), a luta e superação desses obstáculos (O Pulso) e, finalmente, a libertação (O Fluxo)”, explica Pinheiro. O poeta acrescenta que os poemas passeiam por diversos temas: vida, morte, política, amor e espiritualidade, entre outros.

Ubiratan Carlos Gomes – Com um repertório marcado pela presença da viola caipira, com clássicos do cancioneiro popular, canções de Elomar, Chico Maranhão e Socorro Lira, entre outros, além de músicas de autoria do grupo Santa Preguiça, Ubiratan Carlos Gomes apresenta o espetáculo Nos braços da encantada. Ubiratan tem uma vasta história ligada à cultura popular. Desde o tempo do Santa Preguiça, grupo que contava com Tiarajú, seu irmão gêmeo, e Texo Cabral, passando pelo consagrado Animasonho, trabalho voltado para o teatro de bonecos. Resgatando esse espírito de simplicidade, recheada de causos, poesia e contação de historias, Nos braços da encantada propõem uma viajem a um Brasil singelo e ao mesmo tempo profundo em sua sabedoria e musicalidade, com aquela atmosfera de noite enluarada na roça!

Paulo Motta – Autor do projeto “Antes Arte do que Lixo” (@antesarte) – realizado através da Lei de Incentivo a Cultura de Itajaí no ano de 2019, com exposição de 10 obras feitas com matérias alternativos, reciclados e até mesmo retirados do lixo, especialmente para esse projeto, que contou com 5 exposições (SESC, Espaço Cultural da Cammara de vereadores de Itajaí, Escola Predo Rizzi, Marejada e no Museu EtnoArqueológico de Itajaí) e dois shows do LuPa Musical (SESC e Escola no bairro Itaipava) além de uma oficina de arte na escola Pedro Rizzi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.