CEIM adapta festa junina aos tempos de pandemia

0 48


Em tempos de comemorações juninas e em meio à pandemia, a criatividade e o empenho dos profissionais da educação fazem toda a diferença. O Centro de Educação Infantil Municipal Maria da Luz Borges realizou, nesta quinta-feira, um ensaio para gravação de vídeo às famílias.

O Ceim atende aproximadamente 130 crianças de quatro meses a cinco anos e as comemorações juninas não poderiam ficar em branco, tendo em vista que esta data faz parte do cotidiano escolar.

Para que as crianças pudessem vivenciar a diversidade cultural por meio da música, dança e brincadeiras, o Ceim organizou as atividades tomando todos os cuidados de higienização e distanciamento social, uso de máscara e face shield por todos os profissionais.

Para a professora regente da Turma de Crianças Pequenas, Sabrina Ribeiro, a diversidade cultural é importante para o desenvolvimento integral das crianças, desse modo, a dança, a música e as brincadeiras possibilitaram que a diversão da criançada pudesse se transformar em atividade pedagógica com todas as turmas trabalhando os gestos e os movimentos, através da música e da dança, utilizando o corpo para manifestar, produzir e ampliar seu repertório cultural.

“De forma lúdica eles aprendem bastante, esta dança foi uma forma de encantar a comunidade escolar mesmo que a distância”, afirmou.

A ideia partiu da professora de Educação Física, Naiara Fidelis dos Reis e o envolvimento de todos os professores e da equipe gestora da Instituição foi essencial para o resultado final ser brilhante.

“Esta época é marcada pelas festividades juninas e aqui no Ceim organizamos algumas danças e brincadeiras de natureza lúdica. Transformamos um vídeo numa prática corporal de movimento, tomando os devidos os cuidados em relação a pandemia, as posições para as apresentações foram demarcadas antecipadamente e a contribuição e retorno favorável das famílias foi essencial para que obtivéssemos êxito”, disse Naiara.

As apresentações utilizaram alguns instrumentos musicais e decoração construídos no próprio Ceim e compuseram o cenário para as danças e brincadeiras como: banda musical, quadrilha diferente, coreografia da música “Fogo na botina”, brincadeira do cai-cai-balão, brincadeira da cobrinha, fogueira e brincadeira de roda com os bebês, pneus com bolinhas, pescaria, entre outras.

Os alunos da turma de Crianças Pequenas adoraram: “Eu vim com este vestido novo que a vovó me deu para dançar. Eu gosto de dançar fogo na botina, a professora ensinou e quando falava na música colocar lenha na fogueira a gente colocava”, disse Eduarda de Lima Chaves, de cinco anos.

Segundo a gestora do CEIM, Neli Siega, a participação, envolvimento e as demonstrações carinho das famílias, a alegria das crianças, bem como o apoio de todos aqui do Ceim tem sido gratificante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.