CEMITÉRIO VERTICAL E ECOLÓGICO EM ITAPEMA

0 949

Vereador Léo Cordeiro faz indicação sugerindo a construção de novo cemitério

O período de Pandemia acendeu o alerta para a falta de vagas no cemitério municipal de Itapema. Segundo o último boletim da Prefeitura, divulgado no dia 06/04/21, Itapema já havia registrado 191 mortes em virtude do COVID – 19. Além da dor pela perda do ente querido, o município precisou adaptar espaços para garantir as vagas de sepultamento.

Na última sessão legislativa, o Vereador Léo Cordeiro apresentou uma Indicação para a construção de um cemitério vertical ecologicamente sustentável no município. A indicação 312/2021 sugere que sejam instalados lóculos (gavetas) e que sejam utilizadas práticas ecologicamente sustentáveis tanto na construção quanto nos sistemas escolhidos para execução dos serviços de sepultamento e exumação.

Outro ponto que a indicação busca solucionar é a dificuldade do município em adquirir grandes áreas de terra. “Sabemos que a ampliação é necessária, mas a prefeitura teria que comprar uma grande área e aqui no litoral, além do crescimento da região, temos a valorização do metro quadrado. Ou seja, fica cada vez mais difícil a aquisição de grandes extensões de terra” –  explicou o vereador.

Segundo Léo Cordeiro, outros municípios já adotaram esse tipo de construção, como os vizinhos Porto Belo e Balneário Camboriú. “É importante frisar que se trata de 0% poluição para o ar e zero para o solo. Como as gavetas são hermeticamente fechadas, após três anos restará apenas a ossada e cristais que podem ser descartados na natureza sem poluição” – explicou o autor da Indicação.

Sobre a resistência das pessoas para a criação de um cemitério vertical, Leo Cordeiro reforçou a qualidade desses novos modelos. “Essas novas estruturas apresentam uma qualidade muito superior às de antigamente. Tenho certeza que a Prefeitura vai pesquisar o tema de maneira ampla e encontrar a melhor solução para a nossa cidade.” – disse Léo Cordeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.