MPSC ESCREVEU IMPORTANTE CAPÍTULO NA INFRAESTRUTURA DE SANTA CATARINA

Artigo publicado no 4º Fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina, lançado nesta quinta-feira (18/4), mostra como a atuação articulada do Ministério Público mudou por completo um cenário no qual apenas 12% das cidades davam destino correto aos resíduos.

Centro de Educação Infantil (CEI) Valdemir de Souza é o novo Polo Cultural de Itajaí

- Advertisement -


Mais um Polo Cultural foi inaugurado em Itajaí. O Centro de Educação Infantil (CEI) Valdemir de Souza, no Votorantim, lançou o programa da Secretaria Municipal de Educação na última quinta-feira (17) e é a quinta unidade do Município a implantar a iniciativa. O CEI Padre João Pivatto, do bairro Cordeiros, o CAIC, do bairro Cidade Nova, o Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Emílio Gazaniga, também no Cidade Nova e o CEDIN Napoleão de Souza, do bairro São Vicente, são os outros quatro Polos Culturais da cidade.

“Os polos culturais têm como objetivo ser um espaço de valorização e fruição das diversas manifestações culturais e artísticas, intensificando o desenvolvimento da sensibilidade, do diálogo e das vivências educativas, não só para os alunos, mas também professores e toda comunidade escolar, pois leva para o bairro ações de cunho artístico e cultural. Agora, neste novo momento que estamos atravessando, precisamos nos reinventar”, enfatiza Ana Carolina Beling, supervisora do programa Cultura e Travessura.

Em função da pandemia, o lançamento de implantação do Polo Cultural no CEI Valdemir de Souza foi realizado através de uma live, transmitida pelo canal do Instagram do Programa Cultura e Travessura (@culturaetravessura) e apresentado pelo poeta Hang Ferrero. A transmissão, que teve duração de aproximadamente uma hora, contou com a participação da Miss Plus Size de Santa Catarina e ex-moradora do bairro Votorantim, Tatiane de Amorim; declamação de poesia de autoria do ex-aluno da unidade, Vinícius de Souza Machado; apresentação das comadres Doca e Lica – as velhas peixeiras; além de contação de história com Carol Carvalho, mãe de um estudante do CEI.

A live ainda teve a participação do Grupo Cambaqui, composto por professores da Educação Integral da Escola Básica Aníbal César. Elton Mendes, Guilherme Bruno e Paulo Roberto Cândido tocaram e cantaram músicas de suas autorias, que retratam características do Município. Entre as canções: “Memória Peixeira”, “Pexeiro por inteiro” e “Sou Itajaí-Açu”. Para conferir as produções dos professores é só clicar aqui.

Até o fim do ano, mais duas unidades passarão a ser Polo Cultural, em Itajaí. No dia 20 de setembro, será o evento de lançamento do Polo Cultural na Escola Básica Aníbal César (São Vicente) e, no dia 20 de outubro, no CEI Amélia Muller dos Reis (Cordeiros).

“Se for possível, pretendemos fazer eventos presenciais nessas duas ocasiões. Mas, se ainda não for viável, iremos realizar essas inaugurações de forma virtual, como foi o caso do CEI Valdemir de Souza. O importante é não deixar a arte e a cultura morrerem”, destaca a supervisora do programa Cultura e Travessura.

As unidades que são Polos Culturais realizam eventos artísticos e culturais regularmente. Em tempos de COVID-19, as ações acontecem de forma remota, com materiais postados na Plataforma do Estudante, no Instagram do programa Cultura e Travessura ou ainda com o envio de vídeos via WhatsApp. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos