Cerca de 9.500 visitantes são esperados em Governador Celso Ramos no feriado de Proclamação da República
Cerca de 9.500 visitantes são esperados em Governador Celso Ramos no feriado da Proclamação da República, sexta-feira (15). A estimativa tem base no sistema da Eco TPA, que já monitora e projeta tendência de fluxo desde 1º de novembro. Pelo menos 3.200 veículos de visitantes são esperados no dia 15, que coincide com o início da cobrança. Considerando o movimento local, a estimativa é que 7.000 veículos entrem na cidade.
Também de acordo com a apuração da tendência de fluxo, durante a temporada, o movimento deve aumentar a partir do dia 20 de dezembro. Os picos devem ocorrer entre os dias 28 e 30 de dezembro, com a entrada de aproximadamente 4.500 veículos de turistas por dia. Somando com o fluxo local, devem ser cerca de 8.000 veículos por dia.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, também há expectativa de crescimento na movimentação de veículos pela cidade, com um total entre 5.000 e 7.000 pessoas todos os dias.
Além de ser uma contrapartida inteligente para a preservação do meio ambiente, a Eco TPA também permite uma melhor organização do município diante da demanda de serviços. É comum que municípios litorâneos tenham problemas de abastecimento de água e energia durante a temporada, por exemplo. Sem informações concretas sobre as demandas reais, é difícil projetar e executar as obras para garantir os serviços.
“Com o monitoramento em tempo real do número de pessoas que estão na cidade, além de estudos e análises com perspectivas de presença de pessoas em datas especiais como Natal, Réveillon e Carnaval, é possível estar bem preparado para atender a demanda”, assegurou o diretor técnico do Consórcio Inco, Dauren Monteiro.
Mesmo sendo obrigatório o pagamento, ninguém será impedido de entrar no município. O cidadão tem até 30 dias para pagar. Nenhum morador de Governador Celso Ramos vai pagar a EcoTPA. Quem tem carro com placa do município não paga e nem precisa se cadastrar. O morador ou o turista que tem imóvel em Governador Celso Ramos não paga; pode ser casa, apartamento, terreno ou sala comercial. Quem trabalha ou presta serviço em Governador Celso Ramos também não paga.
Quem precisar pode fazer o cadastro pela internet, no site ecotpa.com.br, ou procurar os postos de atendimento presenciais. O cadastramento de isenção ficará disponível durante o ano todo.
Os recursos serão administrados por um Conselho Gestor. Qualquer investimento depende da decisão deste grupo, que envolve representantes da sociedade civil, da administração municipal, entre outras entidades.
Não é qualquer município que pode criar uma TPA. São necessários requisitos específicos de área ambiental a ser preservada. Governador Celso Ramos tem a APA de Anhatomirin e a reserva do Arvoredo, além das praias e ilhas.