CONHEÇA ATUAÇÃO DIÁRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA DEFENDER O DIREITO DA MULHER

0 232

No Dia da Mulher, 08, conheça a atuação diária do Ministério Público para defender os direitos das mulheres

Promover a igualdade e garantir os direitos fundamentais das mulheres faz parte da missão constitucional do Ministério Público.

Em 1977, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A criação de uma data para reivindicar e celebrar as conquistas de todas as mulheres foi motivada por protestos que ocorreram em diversos momentos do século XX por organizações de mulheres que buscavam igualdade de direitos e melhores condições de trabalho.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar a equidade de gênero, e temas como violência contra a mulher e empoderamento feminino são alguns dos que mais fazem parte atualmente da busca diária das mulheres e das instituições na conquista de direitos. 

Para a Promotora de Justiça Mônica Lerch Lunardi, que integra o Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVIM), o papel da mulher na sociedade ganhou novos significados nas últimas décadas, mas ainda há muita resistência e preconceito quando ocupam cargos e espaços tradicionalmente reservados aos homens. A promotora observa avanços nas conquistas e nos espaços em que as figuras femininas estão assumindo, mas ressalta que esse ainda é um processo lento: “A gente percebe que as mulheres ainda estão lutando por direitos. Eu acredito que a violência vem ainda muito por estas conquistas; quando a mulher se reconhece como um sujeito de direito, da mesma forma que os homens, muitos homens não concordam” destaca.

Para marcar este dia de reflexão, luta e lembrança pela conquista de direitos, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fez um levantamento das ações que tomou em 2020 para promover, articular, executar e fomentar políticas públicas na defesa e proteção dos direitos das mulheres.

Veja mais no link: https://mpsc.mp.br/noticias/no-dia-da-mulher-conheca-a-atuacao-diaria-do-ministerio-publico-para-defender-os-direitos-das-mulheres

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.