Consumidores podem participar de Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira

0


A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí informa que foi aberto o Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, evento organizado pela Federação Brasileiras de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Senado Federal. A iniciativa está aberta, até 30 de novembro, para negociação de dívidas de pessoas físicas com bancos e financeiras através da plataforma consumidor.gov.br.

No site disponibilizado, é possivel obter todas as orientações para o pagamento da dívida. Neste ano, serão ofertados cursos gratuitos de educação financeira para evitar que o consumidor fique, novamente, endividado e planeje sua vida financeira. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, a oportunidade está aberta para pessoas físicas que não tenham optado por incluir bens, como automóveis e imóveis, como garantia.

Para negociar, verifique se a empresa está cadastrada, clique em “Registrar reclamação” e, no campo “Problema”, selecione a opção Renegociação / Parcelamento de dívida”.

No site do Procon de Itajaí, o consumidor também obtém um link para a plataforma: https://procon.itajai.sc.gov.br/reclamacao-online/

8ª Semana Nacional de Educação Financeira

De 08 a 14 de novembro também será realizada a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (8ª SENEF 2021), que tem como tema: “Planejamento, Poupança, Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”. Durante esta semana, haverá diversas ações educacionais gratuitas para os consumidores (como palestras on-line), promovidas pelos membros do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), do qual faz parte a Secretaria Nacional do Consumidor, e instituições parceiras.

A agenda nacional com todos os eventos de educação securitária, previdenciária e fiscal que ocorrerão no país podem ser acessada através do link: semanaenef.gov.br