BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

Coronavírus: Saúde de Joinville elabora informe técnico sobre testes para Covid-19

- Advertisement -


.

Com o objetivo de orientar profissionais que atuam na área da saúde, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou um informe técnico com importantes informações sobre os diferentes testes para diagnóstico da Covid-19.

Além de descrever os tipos de exame, os métodos, indicações, aplicações e formas de interpretação de cada um, o material reforça a importância da realização dos testes de forma adequada, para questões estratégicas como o controle da propagação da doença, definição de medidas de controle da pandemia e distanciamento social.

Na rede de saúde do município, para fins de pesquisa e inquérito epidemiológico, os testes rápidos são realizados por meio da análise de amostras de sangue e com resultados prontos cerca de 15 minutos após a ação de produtos reagentes.

Esses testes apontam a presença dos anticorpos IgM (que mostra se a pessoa está infectada pelo novo coronavírus no momento do exame) e IgG (que indica se a pessoa já foi infectada).

Vale destacar que, para indivíduos sintomáticos, a realização dos testes rápidos é recomendada a partir de sete dias após o surgimento de sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garanta e dificuldade respiratória.

Nesses casos, a orientação da Secretaria de Saúde de Joinville, fundamentada em critérios técnicos, é de recomendar o isolamento do paciente por 14 (catorze) dias, contados a partir do início dos sintomas.

No caso da aplicação do teste rápido em pessoas assintomáticas, o que ocorre geralmente nas barreiras sanitárias ou para fins de inquérito epidemiológico (em andamento), resultados negativos podem ocorrer caso a contaminação tenha acontecido em menos de sete dias, já que durante esse período o vírus pode estar incubado e o organismo ainda pode estar desenvolvendo anticorpos para combatê-lo.

Em relação aos resultados positivos, a Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde esclarece que os testes rápidos adquiridos pelo município são certificados pela Anvisa e têm 94% de acerto.

Em Joinville, a prática dos testes rápidos é adotada para as pessoas assintomáticas em grupos específicos – como profissionais de saúde, pessoas que tiveram contatos domiciliares com pacientes positivados, profissionais das forças de segurança e salvamento – e para identificar quem está contaminado pela Covid-19, como forma de prevenir a propagação da doença, mantendo as pessoas positivas em isolamento domiciliar.

Para os pacientes assintomáticos e positivos para a Covid-19, a recomendação da Secretaria da Saúde é de isolamento por sete dias.

Testes PCR

Além dos testes rápidos, a rede de saúde do município também utiliza os testes tipo PCR, realizados pela análise do material retirado da mucosa nasal.

Embora sejam considerados padrão ouro, o uso dos testes PCR acontece em menor escala, seguindo critérios técnicos. O teste PCR é o mais sensível, mas só pode ser feito quando a pessoa está com os sintomas há, no máximo, sete dias. Isso porque esse teste pega o vírus em sua fase aguda de transmissão, segundo a Secretaria.

Em Joinville, o objetivo da Secretaria de Saúde ao ampliar a testagem para Covid-19, é auxiliar o município na tomada de decisões sobre ações como isolamento social; conhecer o número de pessoas suscetíveis a adquirir a doença; e auxiliar a gestão de leitos hospitalares com base no percentual de contágio do novo coronavírus.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos