CUIDE COM AS PALAVRAS ELAS TEM PODERES

0 453

Tenha cuidado para não magoar o seu semelhante com suas ações nem com suas palavras. Aprenda a dizer o ‘‘não” e sim de forma, que não auto promove e nem melindre o outro.  Não seja ríspido nem demostre intolerância. Compreenda o ponto de vista dos outros, que tanto direito, quanto você de ter sua opinião própria. Use e abuse de todos os seus atos e palavras de benevolência e gentileza. Domine sua irritabilidade! Plante sementes de bondade, de conhecimento e de amor, contudo, seja resiliente, quando fizer algo para um seu próximo, faça-o sem nada esperar, se fizer algo de bom e receber de volta ingratidão, não se aborreça, “A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria. O que você sente, você atrai. O que você acredita, torna-se realidade. ” Nunca faça para o seu semelhante aquilo que não desejaria a você, “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas (lei universal).” – Mateus 7:12

Na sociedade em que vivemos a pressão é diuturna, devemos agir com sabedoria e responsabilidade, jamais podemos colocar em risco a vida do nosso semelhante, nossas palavras têm força e poderes, quando não manuseamos com disciplina e tolerância, arcamos com pesadas consequências, lembra do disse Jesus, tudo o que lança aos ventos retorna a ti, e tudo o que pedires em meu nome com fé receberás, o que isso traduz, que suas palavras tem poderes e elas são transmitidas instantaneamente, por isso, advertiu-nos, Se teu irmão pecar contra ti, vai e, em particular com ele, conversem sobre a falta que cometeu. “Se ele te der ouvidos, ganhaste a teu irmão. Porém, se ele não te der atenção, leva contigo mais uma ou duas pessoas, para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas, qualquer acusação seja confirmada. Como bem disse o autor desconhecido, “Cuidado com seus pensamentos, pensamentos geram palavras, palavras geram atitudes, atitudes geram hábitos e os hábitos formam a personalidade”.

Vivemos em um mundo violento, pois ele é reflexo das atitudes de seus habitantes. Com um mero deslize recebemos em troca um ato violento, seja moral ou físico. Se pagássemos com o bem, o mundo seria melhor, mas continuamos com a ideia de dar o troco e proteger o ego e o orgulho a todo custo. A vida reflete nossas escolhas e ações. Enquanto não formos mais caridosos, viveremos no caos das inconsequências.  Nunca ouse relativar o conceito de Ser do seu próximo, pois, este é um erro gravíssimo de caráter, no contrabalanço desta vida tão curta, pouco apreendemos do “outro” e tão pouco de nós paras nos relativarmos neste conceito da alta proclamação de que somos exemplos a ser seguidos, que somos incapazes de refletir sobre a dor que dilacera o coração e alma do nosso próximo quando agimos com ódio, rispidez e com indiferenças.

A espécie humana são chegou neste nível de civilidade por acaso, apesar de ainda carregar marcas terríveis de tempos outrora, só sobreviveu devido a sua convivência em família, em comunidade e em sociedade, nenhum Ser humano no espaço tempo teria condições de sobrevivência sem o convívio em sociedade, toda esta organização vem de milhares de anos e mesmo com quantidade de tempo, parte da espécie insistem em agir nas brechas do egoísmo, e por isso, atraem para sim todos os males e consequências do isolamento e da alto proclamação. Contudo, ainda grande maioria desconhece o poder da omissão, do sentimento fraternal de viver em comunhão com o seu próximo, a omissão é a maior de todas as atrocidades realizadas pelos homens vazios do espírito público, que raso, findo, ao fundamentar que o maior crime ainda segue sendo a omissão, está nas leis dos homens, mas também nas palavras proféticas ( Romanos 7:14-20);  (Lucas 10:30-37); Nestas palavras Jesus descreve ainda os pecados de omissão em Mateus 25:31-46.

Pois, não só a Lei Humana, mas em todos os clássicos da literatura revelam que devemos pecar por excessos, mas, jamais por omissão! cuide com as palavras elas tem poderes!

José Santana  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.