Derrubada de muro no Centro de Itajaí marca o avanço das obras na Umbelino de Brito

0 264

Prolongamento de via chegará até a avenida Contorno Sul e possibilitará um novo binário

A derrubada do muro da antiga Distribuidora Müller, nesta quinta-feira (14), marca o avanço das obras de prolongamento da rua Umbelino Damásio de Brito, no Centro de Itajaí. O conhecido beco do Moreira dará lugar a uma nova via que chegará na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul).

“A queda deste muro é um símbolo de novas ligações no trânsito de nossa cidade. Deixamos para trás um beco e uma esquina subutilizada para uma nova rua que já conta com dois novos empreendimentos gerando emprego e renda”, disse o prefeito Volnei Morastoni durante os trabalhos desta manhã.

“As obras de mobilidade avançam em todos os bairros. Aqui no Centro temos esta obra da Umbelino de Brito e da Alfredo Trompowski, no São Vicente temos a reurbanização da Campos Novos, no São Judas o prolongamento da rua Luciano Pinheiro da Silva e na Barra do Rio concluiremos em breve a Aleixo Maba”, concluiu Morastoni.

Os serviços fazem parte do conjunto de obras que transformarão a mobilidade urbana de Itajaí ao garantir mais segurança e diminuir os congestionamentos nas vias centrais. A intervenção tem o custo garantido pelo financiamento internacional. A nova via prolongada será entregue ainda este ano e as próximas etapas serão a pavimentação, calçadas e ciclovias e, por fim, iluminação.

A rua Umbelino de Brito seguirá pelo atual Beco do Moreira e cruzará as ruas José Joaquim dos Santos, Juvenal Garcia e Jorge Mattos até chegar na Contorno Sul. O novo traçado possibilitará o binário entre as ruas Uruguai e Umbelino Damásio de Brito.

Os serviços de drenagem estão em fase de conclusão na implantação dos tubos de 80 centímetros de diâmetro que se ligarão nas redes da rua Brusque e da Contorno Sul. As calçadas e a base para o asfalto também seguem no ritmo da obra. A previsão de entrega é para o início de 2020.

Financiamento internacional
O financiamento internacional, responsável por custear a obra, faz parte do Programa Itajaí 2040 Moderna e Sustentável. O Município de Itajaí se destaca na apresentação dos projetos e liberação dos valores junto ao Fonplata, instituição internacional que autorizou o empréstimo.

Os investimentos garantem mais de 30 obras em 16 bairros e localidades de Itajaí. Dom Bosco, Santa Regina, Itaipava, Cidade Nova, São Judas, Cordeiros, Nova Brasília, Centro, Praia Brava, São Vicente, São João, Murta, Espinheiros, Bambuzal e Fazenda receberão as transformações nas áreas de mobilidade, drenagem e construções públicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.