Destino do esgoto

0 2.992

O destino do esgoto é a Estação de Tratamento. Para cumprir a finalidade para o qual foi construído, o sistema de coleta e de tratamento depende da ligação correta dos imóveis à rede coletora. Não misturar o esgoto com a água da chuva é um dos principais itens a serem observados.

Atenção

Na rede da Conasa Águas de Itapema só deve ser lançado o esgoto. Se a água da chuva for canalizada para a rede coletora pode haver sobrecarga na tubulação e o esgoto vai retornar para dentro do imóvel.

Galerias pluviais

A água das calhas e ralos deve ser encaminhada para a galeria de água pluvial, instalada pela Prefeitura. Na parte externa da galeria, estão as bocas de lobo – grade próxima ao meio-fio que retém o lixo e permite o escoamento da água da chuva, compondo o sistema de drenagem da cidade. A água da chuva segue pelas redes pluviais até chegar a um corpo hídrico.

Ligações internas

Uma ligação benfeita evita problemas. Nos bairros onde já foram implantadas redes coletoras de esgoto, é obrigatória que a ligação interna seja realizada de forma correta. Após a conclusão da ligação do imóvel à rede de esgoto é fundamental solicitar a vistoria da Concessionária para a verificação do serviço.

Fique atento

O esgoto que sai da pia de cozinha e da churrasqueira deve passar pela caixa de gordura antes de chegar à rede da Conasa. Os resíduos armazenados nesta caixa devem ser retirados periodicamente para evitar que entupam a rede e provoquem o retorno do esgoto para dentro da residência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.