DIA DO TRABALHADOR

0 613

Nesse 1º de Maio, Dia do Trabalho, a nossa homenagem é para todos os trabalhadores, pessoas que produzem, entregam e contribuem diariamente com a construção de empresas, cidades, comunidades e de todo o país. E a nossa
homenagem especial é para todos os colaboradores da Conasa Águas de Itapema que constroem a história do saneamento na cidade, tornando o município uma referência no Brasil.

LINHA DE FRENTE

O trabalho dos profissionais de saneamento é fundamental para a qualidade de vida da população e se tornou ainda mais relevante neste período de pandemia. São eles os responsáveis por garantir o abastecimento e a qualidade da água, uma das principais aliadas no combate ao novo coronavírus, além de manter o funcionamento das redes de esgoto.

SANEAMENTO E RENDA

Ter saneamento básico é um fator essencial para a qualidade de vida, sendo considerado fator chave de higiene e saúde. Mas, de acordo com o Instituto Trata Brasil, o país ainda precisa evoluir consideravelmente quando o assunto são os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. São quase 35 milhões de pessoas sem acesso ao atendimento de água e mais de 100 milhões de pessoas sem acesso ao tratamento de esgoto.

IMPACTO DIRETO

Uma das principais consequências da precariedade dos serviços é o impacto na renda do trabalhador. De acordo com dados do Painel Saneamento Brasil, há diferença no que diz respeito aos salários dos trabalhadores que residem em locais com saneamento básico e os que residem em locais sem acesso aos serviços.

MAIS PRODUTIVIDADE

Segundo o Trata Brasil, o acesso à coleta de esgoto a um trabalhador que mora em uma área até então sem acesso a esse serviço, tem impacto direto na melhora geral na qualidade de vida, gerando menos índices de internação por diarreia e redução do número de dias afastado do trabalho, entre outros aspectos, o que possibilita uma produtividade maior, com efeito sobre a remuneração em igual proporção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.