PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

DIALETO ALEMÃO SOB RISCO DE EXTINÇÃO EM SC

- Advertisement -

Livro resgata história da língua Hunsrück que é falada pelos descendentes alemães em SC

Você sabia que a língua Hunsrück, falada pelos descendentes alemães em diversas regiões de Santa Catarina, corre risco de extinção? Nesta quinta-feira (22), no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, no novo espaço do complexo cultural – a Biblioteca – será lançado o livro “Língua HUNSRÜCK: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil” de autoria do jornalista e pesquisador catarinense Ozias Deodato Alves Júnior. 

DOIS SÉCULOS

O livro  relata quase dois séculos desse idioma falado em Santa Catarina (sobretudo na Região da Grande Florianópolis), mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Oeste da Argentina e em pequenas comunidades de agricultores de origem sulista que foram para o Mato Grosso e Norte do Brasil na expansão agrícola dos anos 1970.

O autor apresenta o dialeto, hoje sob forte risco de extinção, dividindo sua pesquisa em breve histórico da colonização alemã no Sul do Brasil, tópicos de gramática, resgates culturais e depoimentos de “falantes” – hunsrückisch – quase sempre idosos. “Até agora o Hunsrück era uma língua ágrafa, portanto sem literatura, e este é primeiro livro sobre o desprezado idioma catarinense publicado em Santa Catarina”, afirma o autor.

Ozias Deodato Alves Júnior tem livros publicados no Brasil e na França, atua como jornalista na cidade de Biguaçu no litoral catarinense. A edição de “Língua HUNSRÜCK“ foi viabilizada por recursos do Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina, e seus exemplares serão distribuídos gratuitamente.

          O diretor artístico do Instituto e responsável pela agenda dos eventos culturais, Edson Machado explica que a recém criada  Biblioteca futuramente será local de consulta, pesquisa e leitura dos livros de arte do acervo e arquivos da instituição, e que até lá vem atendendo uma antiga reivindicação dos escritores e poetas: um local adequado em Joinville para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e encontros literários.

          O lançamento e sessão de autógrafos de “Língua HUNSRÜCK: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil“ é nesta quinta-feira (22) das 17h às 19h com entrada gratuita ao público. A Biblioteca está sediada no Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages, 994 em Joinville. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos