Disque 100 e Conselhos Tutelares são canais de denúncia para situações de violência infantil – Prefeitura de Blumenau

1 198


.

Com o cancelamento das aulas e outras atividades devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), as crianças e adolescentes estão passando mais tempo em casa. E nem sempre a casa é um lugar seguro, pois muitos direitos são violados no lar, como castigos físicos, agressões psicológicas, abuso e exploração sexual, trabalho infantil, negligência, entre outros.

Toda a comunidade tem o dever de proteger crianças e adolescentes, portanto quando presenciar alguma situação de violação de seus direitos devem denunciar. Essas denúncias podem ser feitas no Disque 100 ou em alguma das três unidades do Conselho Tutelar do município. Somente a partir da denúncia o conselheiro tutelar pode agir para garantir e proteger os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A coordenadora do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Dalva da Silva expõe a preocupação com as possibilidades de violação de direitos que possam ocorrer com as crianças que estão muito tempo em casa. “Pedimos que todos ajudem a proteger e olhar por elas, visto que ficam mais vulneráveis e expostas às violências de qualquer tipo, durante esse período”, comenta a coordenadora.

Conheça as unidades de Conselho Tutelar do município, suas áreas de abrangência e telefones de contato:

 

Conselho Tutelar I

Telefone: 3381-6661

Abrangência: Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Garcia, Glória, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Progresso, Ribeirão Fresco, Valparaíso, Vila Formosa, Vila Nova, Victor Konder e Vorstardt.

Conselho Tutelar II

Telefone: 3381-6613

Abrangência: Água Verde, Badenfurt, Do Salto, Escola Agrícola, Passo Manso, Salto do Norte, Salto Weissbach, Velha, Velha Central e Velha Grande.

Conselho Tutelar III

Telefone: 3381-6612

Abrangência: Fortaleza, Fortaleza Alta, Fidélis, Itoupava Central, Itoupava Norte, Itoupavazinha, Nova Esperança, Testo Salto, Tribess e Vila Itoupava.

 

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

postada em 24/04/2020 15:35 – 1 visualizações

1 comentário
  1. Jucelene Diz

    Blumenau tem os piores conselhos tutelares , só uma moradora e já fiz denuncia sobre crianças que a noite ficam sozinhas dormindo em quanto a mãe sai pra se drogar de manhã ela colação as crianças pra for pra ela poder dormi são três crianças a maior tem só dez anos o menor tem cinco isso o concelho não faz nada agora se amar precisar trabalhar aí eles vão com tudo até tiram e colocam no abrigo , pra essas mães que trabalhão tem lei pra essas vadias que se drogado e deixai os filhos sozinhos essas não tem lei por esse motivo conselho tutelar de Blumenau e falho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.