EMBRATUR HOMENAGEIA 25 ANOS DO BETO CARRERO WORLD

53

Beto CarreroPenha 12/12/2016: O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, foi homenageado por ter contribuído para o crescimento e fortalecimento do Parque Beto Carrero World, o maior complexo turístico da América do Sul. A solenidade, realizada na última sexta-feira (9), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, comemorou os 25 anos do empreendimento. Além dos dirigentes do parque, empresários e o fundador, João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, receberam destaque no evento.

Na ocasião, os participantes destacaram o espírito visionário de Beto Carrero, que transformou uma fazenda do município de Penha, no litoral catarinense, em um dos maiores parques temáticos do mundo. O empreendimento recebe por ano dois milhões de visitantes, que movimentam a indústria local, principalmente a de receptivo, hotéis e restaurantes da região.

Após receber placa simbólica, o catarinense Vinicius Lummertz ressaltou a importância do empreendimento: “O Beto Carrero World cresceu e se transformou em referência para o turismo e o desenvolvimento da região. O parque, que gera 1,5 mil empregos diretos e fundou uma nova economia no Estado, a economia do entretenimento em larga escala. O futuro dirá, mas eu gosto de pensar que o Beto, nosso Walt Disney, poderá ter um significado como Hermann Hering teve na indústria têxtil”.

O deputado Leonel Pavan, que propôs a homenagem, contou de sua amizade com Beto Carrero, a quem acompanhava em Balneário Camboriú durante os desfiles com o cavalo Faísca para divulgar as atrações. “Essa é uma justa homenagem por tudo o que Beto Carrero representa. Eu diria que o parque hoje é o pulmão do turismo, não só da região, mas de Santa Catarina”, afirmou Pavan.

O diretor-financeiro do parque, Edílson Doubrawa, acompanha há 20 anos a trajetória do parque. “Foi muito difícil o começo. Eram apenas uma lona de circo e brinquedos dentro de uma fazenda. Mas o espírito visionário do Beto transformou aquilo num dos maiores parques temáticos do Brasil”, comentou. “O diferencial desses 25 anos é que o Beto era um grande sonhador e fez com que todos nós aprendêssemos a sonhar”, completou o diretor-presidente do parque, Rogério Siqueira.

Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, utilizou a tribuna em nome dos homenageados na sessão. Ela releu trechos uma carta escrita pelo marido para Beto Carrero, quando o fundador do parque faleceu. “Temos maior orgulho do nosso estado por causa de você, Beto”, dizia o texto. Ivete também destacou o trabalho de Alex Murad, filho de Beto, por continuar realizando o sonho do pai.

Também foram homenageados na solenidade: deputado federal Esperidião Amin, Vicente Donini, Ruy Bartholo (in memoriam), Pedro Patrício (in memoriam), Hugo Loth Neto, Clóvis Bergamaschi, senador Paulo Bauer, Wilson Wan-Dall, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdir Walendowsky, presidente da Santur, Edilson Doubrawa, Jonni Lucas Janke, Aristides Niehues, Udo Figueiredo, Rogério Luis Baltt, Cassemiro Alves Figueiredo, Mário Neves, Cláudio Cesar Dias, Antônio Carlos Lopes, Sérgio Copetti, Gilmara Silva e Marcello Petrelli.