Escola do Legislativo define planejamento estratégico para triênio 2021/2023

0 40


Com o objetivo de definir um Planejamento Estratégico para o triênio 2021/2023, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, braço pedagógico da Assembleia Legislativa, realiza de segunda-feira (23) até esta quarta-feira (25) um encontro com os gestores dos seus núcleos administrativos e pedagógicos para a continuação das atividades. Mesmo com o possível fim da pandemia da Covid-19, a escola pretende manter e ampliar a realização de cursos on-line, além de manter os presenciais.

As reuniões estão sendo realizadas no 9º andar da unidade administrativa da Assembleia Legislativa, na Avenida Mauro Ramos, das 9 horas às 17 horas. Nos dois primeiros dias do evento, a escola que completa 20 anos dia 19 de dezembro alterou o seu propósito que passou a ser a “Construção e disseminação de conhecimentos para despertar a cidadania e aproximar parlamento e sociedade”, sua missão para “Contribuir para o desenvolvimento do Poder Legislativo catarinense, propiciando formação política e educação para a democracia”.

Também alterou sua visão para 2030, que passou a “Ser reconhecida pela sua atuação em rede na formação legislativa, política e cidadã”, além de definir os valores que foram consolidados em democracia e equidade; respeito à diversidade e pluralidade; transformação política e social; valorização das pessoas, interdependência dos atores e transparência da atuação.

“A pandemia da Covid-19 nos fez parar e aproveitamos para fazer essa reestruturação, pensando e planejamento as ações para os próximos três anos”, destacou a gestora do Núcleo de Educação para Democracia da Escola do Legislativo, Léa Medeiros. Com a modernização dos propósitos, missão, visão e valores, a escola conclui nesta quarta-feira a definição dos conteúdos dos projetos desenvolvidos pelos seus seis núcleos pedagógicos, além da ampliação da atuação por videoconferência com as 12 escolas legislativas em câmaras de vereadores do Estado.

Próximos passos
De acordo com Léa Medeiros, durante o planejamento estão também sendo traçados os rumos da rede on-line que deverá ser mantida e ampliada. “O grande ganho do planejamento é a potencialização do uso dos recursos de cada setor.” Este envolvimento visa assegurar um maior nível de educação e de cultura organizacional, com maior compreensão dos papéis de cada um e do real sentido de se fazer parte de uma instituição, em especial de uma Escola. O encontro dos gestores dos núcleos é coordenado pelo moderador Sérgio Cordioli, mediador do planejamento estratégico.

Para a presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deputada Marlene Fengler (PSD), “é inegável que a pandemia trouxe desafios globais que afetaram a nossa forma de viver e de se comunicar e impactou fortemente todas as áreas. A educação foi um dos setores mais atingidos, não só sob o aspecto econômico, mas social e conteudista.”

Ela ressaltou que a Escola do Legislativo não ficou imune a esse momento inédito pelo qual passa a humanidade e, assim como todas as instituições de ensino, precisou se adaptar justamente no ano em que completa 20 anos desde sua criação. “Historicamente, os conteúdos, sejam cursos, debates, palestras, seminários, congressos e outros modelos, são quase em sua totalidade ministrada presencialmente, à exceção dos 22 cursos ofertados na plataforma de ensino a distância (EaD). A nova realidade impôs uma reorganização e adaptação sem que houvesse tempo de treinamento de pessoal ou transformação em virtual de todos os conteúdos presenciais.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.