ESTACIONAMENTO ROTATIVO TRÁS DOR DE CABEÇA PARA CONSUMIDORES NO CENTRO DE JOINVILLE

Todo otimismo marcado na ocasião da assinatura do Decreto que instituiu o sistema de estacionamento rotativo em Joinville, parece que acabou. Alguns comerciantes estão preocupados com a repercussão das dezenas de multas e veículos apreendidos desde Sexta-feira.

0 239

Passados dois dias em vigor, até as 12 horas desta Segunda-feira dia 29 de Abril, cerca de 88 Veículos foram Multados, sendo que destes, 23 Veículos foram guinchados para o pátio da empresa responsável pelo serviço no município.

Além da multa de R$ 195,00 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, o motorista que tiver seu veículo recolhido, terá que arcar ainda com as Diárias de Permanência do veículo no pátio, além de estar com toda documentação do veículo em ordem na data de sua retirada. O pátio da empresa está localizado na BR-101, próximo à Fábrica da General Motors e da Auto Pista Litoral Sul. Incomodação garantida para quem tiver o veículo guinchado.

Motoristas ouvidos nesta tarde na Rua do Príncipe, relatam dúvidas quanto deixar seus veículos estacionados no local. Um deles permaneceu no interior do veículo, enquanto sua esposa estava em um Cartório nas redondezas. “Não confio nesse pessoal ai (referindo-se aos Agentes de Trânsito), podem não marcar a hora certa em que estacionei e depois como fica?” questionou o condutor.

Outra condutora relatou que foi “obrigada” a se deslocar para a região central, em função de um serviço profissional mas relatou que “dificilmente venho para o centro, porque tudo que eu preciso, tenho no Bairro..pertinho de casa e sem essa confusão” referindo-se ao estacionamento. Já o motorista de um Honda Civic estacionado na Rua 9 de Março, chegou apreensivo ao seu carro: “Nossa, pensei que já tinham me multado. Fui pagar a última prestação na loja ali. Nem penso mais em vir para esta bagunça…dá licença, que vou me mandar..rsrs” falou entre apreensão e felicidade por seu veículo ainda estar no local, sem multa.

Por outro lado, pequenos comerciantes já perceberam os comentários negativos sobre o sistema em vigor. Acreditam que esta repercussão negativa pode prejudicar as vendas para o Dia das Mães. Lembrando que algumas lojas oferecem estacionamento gratuito em Convênio com algumas Empresas do segmento. Mas também está relacionado ao tempo de permanência e/ou valor adquirido em compras nestas lojas.

Moral da história para os consumidores é que, realizando compras no Comércio da Região Central de Joinville, acaba pagando estacionamento, direta ou indiretamente. E deixar seu veículo nas ruas definidas pelo Estacionamento Rotativo, não lhe garante segurança, apesar da presença dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais, muito mais empenhados com o funcionamento do serviço.

Lembrando novamente que o Sistema do Estacionamento Rotativo oferece 764 vagas em 17 ruas centrais. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8:30hs às 18:30hs, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Os motoristas não poderão passar do tempo-limite, que pode ser de uma ou duas horas, dependendo da categoria (carros, motos ou caminhões). Também há vagas especiais, com direito a 15 ou 30 minutos com o pisca alerta ligado. Será proibido usar o mesmo espaço por mais de uma vez no mesmo dia. Fique atento as placas que sinalizam o serviço e, em caso de dúvidas, questione os Agentes de Trânsito.

O novo estacionamento rotativo é operado por meio de tablets, com software que detalha a ocupação das vagas e o tempo estacionado. A fiscalização é realizada por Agentes de Trânsito, que vão se dedicar exclusivamente a esse trabalho. Os demais agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) e da Guarda Municipal também poderão autuar os motoristas que desrespeitarem o tempo previsto.

JACKSON MAIER

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.