Estaleiros e Marina Itajaí são premiados em evento náutico nacional

0


O Município de Itajaí recebeu cinco títulos na premiação nacional Bombarco Baleia de Ouro 2021. Quatro prêmios foram conquistados pelos estaleiros Fibrafort e Okean e a Marina Itajaí foi eleita a segunda melhor Marina do Brasil. O barco Focker 333 Gran Turismo, da Fibrafort, ganhou na categoria “Diversão” e a embarcação Focker 377 Gran Turismo ganhou nas categorias “Família” e “Família Premium”. Já o barco Okean 80, do estaleiro Okean, levou o título na categoria “Iate”.
Em uma disputa acirrada, a Marinas Nacionais, localizada no litoral paulista, com seus 46 anos de tradição, levou o título de melhor do Brasil. Itajaí ficou com o segundo lugar na categoria “Excelência em Marina” e a Marina Itajaí trouxe para cidade a premiação inédita.

Para ser eleita a segunda melhor do Brasil, a Marina Itajaí foi avaliada em diversos itens, como infraestrutura adequada, capacidade para atender embarcações de grande porte e segurança, assim como as questões ambientais, que são uma grande preocupação em relação aos complexos náuticos. Limpeza, lazer, comodidades e acessibilidade por terra e por água também foram avaliados. Após a análise técnica e a vistoria presencial, as três marinas finalistas foram avaliadas pelo voto popular, cuja pontuação foi somada aos votos dos jurados na elaboração do resultado final.
O Bombarco Baleia de Ouro é considerado o prêmio mais importante da categoria náutica do país. O evento foi realizado na última quarta-feira (04) no Terraço Itália, em São Paulo, e reuniu os principais estaleiros e marinas do Brasil, que participaram da disputa e foram avaliados por um júri técnico formado por especialistas do país e do exterior.

“Esse prêmio consagra o DNA de Itajaí no setor náutico. A nossa cidade carrega na sua origem a construção naval e de embarcações de pesca, agora as embarcações navais militares e também de lazer. Esse é o reconhecimento de toda infraestrutura que Itajaí oferece, desde a logística, mão de obra qualificada e também o entendimento municipal em dar atenção devida ao setor. Realmente é um grande reconhecimento para nós, termos esses estaleiros premiados e ter uma marina tão importante quanto a Marina Itajaí fazendo com que toda cadeia seja possível em Itajaí, desde a fabricação, entrega e a navegação. Isso mostra que estamos no caminho certo e há muitas coisas boas por vir”, destaca o secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva.