Expectativa: Festa da Tainha de Itajaí ainda pode acontecer

0 394

No início do mês de junho, a safra da tainha não prometia grandes quantidades do pescado para a região, o que levantou uma grande preocupação entre a categoria. Por segurança, a prefeitura até optou em cancelar a tradicional Festa da Tainha de Itajaí, que reúne milhares de pessoas para a confraternização e distribuição do pescado mais esperado da cidade.

Porém, com a melhora da safra deste ano, na tarde de domingo (14) o prefeito Volnei Morastoni (MDB) convocou uma reunião de última hora para debater a possibilidade de realizar a festa da Tainha de 2019. Até o momento, nada foi definido. No entanto, hoje devem acontecer encontros com representantes de entidades e contatos com a empresa de pesca e a direção do Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí (Sindipi) para novas deliberações. A prefeitura visa mobilizar as entidades parceiras da festa e tentar a doação do pescado via armadores e industriais da peca.

O diretor de pesca da prefeitura, Nilson José de Borba, afirmou em nota que vai sentar com as empresas para conferência de estoque de pescado para assim definir se a doação dos peixes para o evento seria viável.

A Festa da Tainha aconteceria no dia 29 de junho, porém foi retirada do calendário por conta da baixa safra. Anualmente, os empresários dão o pescado, a prefeitura se encarrega da estrutura de barracas e mesas, enquanto as entidades sociais preparam o peixe e fazem sua distribuição gratuita para o público presente. No ano passado, mais de 25 mil pessoas percorreram a festa e saborearam gratuitamente o pescado e se divertiram com as atrações promovidas pela prefeitura.

Novas informações sobre a Festa da Tainha de Itajaí a qualquer momento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.