PORTO BELO REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO MAIO AMARELO

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, uma Blitz Informativa foi realizada na manhã desta sexta-feira (17), no Centro de Porto Belo.

Florianópolis vai emitir licenciamento para construção em poucos minutos

- Advertisement -

Prefeitura inova ao firmar parceria com startup para acabar com filas, reduzir o tempo de espera do cidadão e economizar recursos públicos.

Esta quarta-feira (13/10) é um dia histórico para Florianópolis. A cidade será a primeira do estado a utilizar uma ferramenta que vai emitir o licenciamento para pequenas construções em minutos. Através do pedido feito por arquitetos e engenheiros diretamente no site da Prefeitura e a análise executada neste novo sistema, o alvará poderá ser liberado praticamente na mesma hora que for solicitado. Até então o processo poderia levar até alguns meses para chegar à fase de emissão do alvará.

Na prática, isso quer dizer que o cidadão não precisa mais ir até o balcão da prefeitura para solicitar este tipo de documento, e também não vai encarar filas ou trânsito. A prefeitura vai poder acabar com o desperdício de papel e economizar recursos públicos, eliminando a necessidade de espaço para arquivos físicos.

“Sem contar que, agilizando os processos, o município movimenta toda cadeia da construção civil na cidade”, ressalta Marco Zanatta, CEO do Aprova Digital (http://www.aprovadigital.com.br), startup que desenvolveu a solução em parceria com a empresa Pública. A startup já ajudou a economizar R$ 39 milhões em mais de 40 municípios brasileiros, mas ao ser implantado em Florianópolis, o sistema foi personalizado para atender às características e demandas específicas da cidade.

A solução será gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que neste primeiro momento disponibilizou o “Licenciamento declaratório para pequenas edificações”. No entanto, a secretaria já está estudando expandir a tramitação online para outras modalidades de licenciamentos de obras.

“Esse tipo de automação garante muito mais agilidade de resposta para o requerente. Além de otimizar o gerenciamento de documentos públicos e maximizar as estratégias de atuação das prefeituras”, explica Zanatta. A implementação do sistema na Prefeitura de Florianópolis é uma parceria do Aprova Digital com a empresa Pública, que desenvolve tecnologia para gestão de cidades há mais de 28 anos.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Mattos Junior, ressalta a importância das novas tecnologias para agilizar os serviços públicos. “Estamos sempre procurando meios para desburocratizar a emissão de licenciamentos e assim facilitar cada vez mais o acesso do cidadão de Florianópolis”, afirma o secretário, lembrando que a SMDU já modernizou a gestão através da fiscalização por drones e agora como emissão online de documentos.

A iniciativa da gestão municipal, ao adotar esse novo sistema, pretende também garantir mais segurança aos dados dos cidadãos. Todas as informações ficam armazenadas na nuvem e seguem os protocolos da Lei nº 13.709/2018 Federal que regula o tratamento e a proteção de dados pessoais de pessoas físicas e jurídicas.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News