Governador Carlos Moisés autoriza edital para projeto de construção de ponte que liga Laguna à SC-100

0 19


.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Mais segurança, desenvolvimento e mobilidade para Laguna e região. O governador Carlos Moisés autorizou, nesta sexta-feira, 14, o projeto da obra que vai ligar o município à rodovia SC-100 e seus acessos. É o primeiro passo para a concretização de uma obra aguardada há anos, que é a ponte sobre o canal de acesso à Lagoa de Santo Antônio. O governador fez o lançamento do edital de licitação para elaboração do projeto executivo, em solenidade com a presença de moradores locais e autoridades, em Laguna. O investimento para esta etapa inicial é de pouco mais de R$ 2 milhões.

“Estamos investindo nas obras prioritárias que tragam desenvolvimento para as regiões, é o que queremos que aconteça aqui em Laguna. Essa ponte vai trazer mais qualidade de vida para a população, mais segurança, mais tranquilidade. É uma obra de futuro para toda essa região e para os turistas que nos visitam”, afirmou o governador.

Ainda segundo Carlos Moisés, em situações climáticas adversas, ou até mesmo em períodos de maior movimentação turística no município, a comunidade que mora na Ilha de Santa Marta enfrenta dificuldades para transpor o canal, o que ainda é feito por balsa. O governador também destacou que o Estado não parou as obras. “São mais de cem obras, em diferentes regiões, tocadas, na maioria, com recursos próprios”.

Acompanhando o ato na cidade de Laguna, o deputado Felipe Estevão reconheceu o trabalho do Governo do Estado em fazer anúncios importantes, mesmo em um período desafiador por causa da pandemia. “É uma alegria presenciar o que está acontecendo, uma obra esperada há tanto tempo e que agora traz esperança para o povo de Laguna. Em um ano e meio, este município se desenvolveu muito e isto nos motiva ainda mais para continuarmos trabalhando juntos”, disse.

Para o prefeito em exercício de Laguna, Júlio Willemann, o ato do Governo do Estado também representa a confiança de que a obra será realizada. “A gestão estadual cumpriu com o seu dever e o povo de Laguna pode voltar a acreditar no sonho de ver essa obra concluída”, comemora. Além de outras vantagens, Willemann destaca a importância da ponte para o fortalecimento da atividade turística – vocação econômica do município.

Comunidade agradece

Gerusa Cardoso e Rogério Félix integram o movimento “Ponte do Pontal já”, que une milhares de outros lagunenses que destacam a importância da obra para o município. Depois de acompanharem o ato que autoriza o início do projeto, agradeceram o empenho do Governo e renovaram as expectativas.

“O governador se comprometeu com o pedido que não é só nosso, mas de todo o município. O que aconteceu hoje aqui é uma conquista para Laguna e vai alavancar muitos setores da economia, trazendo desenvolvimento”, observa o morador Rogério Félix. “É um sonho que começa a se realizar”, completa Gerusa.

Características da obra

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, explicou que a partir de agora começa todo um trabalho técnico para tornar a obra o mais efetiva possível. “Estamos pensando no futuro. Essa obra vai trazer uma nova rota de desenvolvimento para o município, portanto, é preciso planejar com muito cuidado como ela será preparada para receber o impacto disso. Há todo um contexto que será avaliado para garantir mais qualidade de vida e a valorização dos recursos públicos empregados na obra, desde o seu projeto”, salientou Vieira.

Acompanharam o ato em Laguna os deputados estaduais, Volnei Weber e Zé Milton Scheffer, e o deputado federal, Fábio Schiochet. Representante da bancada federal, Schiochet destacou o trabalho da gestão estadual que está garantindo uma série de obras em todo o Estado.

Homenagens

Durante o ato de lançamento do edital de licitação para o projeto de construção de ponte sobre o canal da Lagoa Santo Antônio, em Laguna, o governador Carlos Moisés recebeu uma homenagem da direção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, pela recente implantação dos dez primeiros leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que serão ativados na segunda-feira, 17. Vale ressaltar que o Estado tem atuado para ampliar o número de leitos em todas as regiões de Santa Catarina, em uma das principais medidas de enfrentamento ao coronavírus.

O governador Carlos Moisés também foi homenageado pelo prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, em razão da assinatura do termo de cessão de uso de uma draga de sucção para desassoreamento da Barra do Camacho. O ato é fundamental para o bom desempenho da atividade pesqueira na região.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Fonte: Governo SC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.