Governador de Santa Catarina testa positivo para covid-19

0 15


.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, 52 anos, contraiu o novo coronavírus e, em respeito aos protocolos de distanciamento social, está isolado em sua casa. Moisés já testou positivo para a covid-19, mas ainda espera pelo resultado do segundo exame, a contraprova.

Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, Moisés contou que se submeteu ao primeiro teste ontem (30) a tarde porque apresentava sintomas da doença, como dor de cabeça e de garganta, febre e tosse.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Se dependesse exclusivamente de minha vontade, estaria nas ruas hoje para acompanhar os trabalhos das equipes do @governosc depois dos estragos causados pelo ciclone extratropical. Sei que foi uma noite difícil para todos. No entanto, por recomendação médica, devo ficar sem contato com outras pessoas. Apresentei sintomas da Covid-19 no final do dia de ontem. ⠀ Fiz um primeiro exame que deu indicação positiva. Farei novo exame em seguida, para ter mais clareza sobre o diagnóstico. Por determinação médica, e obedecendo o que determinam os protocolos de saúde, permanecerei em quarentena até um resultado definitivo. ⠀ Só que isso não impede que esteja, como estou, acompanhando todos os trabalhos e coordenando as equipes do nosso Governo. ⠀ Quando os catarinenses se unem, não há desafio que não seja superado. ⠀ @cbmscoficial @defesacivilsc @celescoficial @pmscoficial @casansc @scgasoficial

Uma publicação compartilhada por Carlos Moisés (@governadormoises) em 1 de Jul, 2020 às 7:09 PDT

O governador lamentou que, devido a risco de transmitir a doença para outras pessoas, tenha que ficar em casa em um momento em que o estado sofre devido às consequências do ciclone tropical que atingiu a região Sul do país nesta terça-feira. Até por volta de meio-dia de hoje, o governo catarinense já contabilizava nove mortes, uma pessoa desaparecida, além de muitos estragos por todo o estado.

“É um momento muito difícil para os catarinenses. Diversos municípios foram afetados pelos eventos climáticos. Infelizmente, temos registros não só de danos materiais, mas também de óbitos. Serviços essenciais como energia elétrica e telecomunicações também foram afetados. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil [e outros órgãos e empresas como a Celesc] estão em campo, envidando esforços para minimizar o sofrimento das pessoas da forma mais rápida possível, e nós estamos acompanhando”, declarou Moisés, afirmando que, apesar de seu quadro clínico, continua trabalhando à distância.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, até ontem o estado já registrava 26.354 casos confirmados da doença. Destes, 20.505 pessoas já se recuperaram e 5.508 continuam em tratamento. Dos 1.316 leitos de UTI existentes em hospitais públicos, 856 estão ocupados (248 deles por pacientes da covid-19). Ao menos 341 mortes causadas pela doença já tinham sido confirmadas até esta terça-feira.

Edição: Aline Leal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.