Habitação: Empresa Fischer auxiliará no projeto arquitetônico de casas populares a baixo custo

0 163

Cooperação técnica garante apoio em iniciativa que contempla Itajaí e região

Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou, em reunião realizada na última quinta-feira (30), em Brusque, um acordo de cooperação técnica com a Irmãos Fischer S.A. Indústria e Comércio. A parceria com a empresa visa o desenvolvimento do projeto arquitetônico de casas populares a baixo custo, em Itajaí e municípios da região.

A Universidade será a responsável pelo projeto arquitetônico, levando em consideração itens como qualidade espacial, conforto térmico, acústico e lumínico, estética e funcionalidade. Esses conceitos serão aplicados à tecnologia de sistema construtivo modular da Fischer, que utiliza painéis pré-moldados em aço, eliminando o uso de materiais como cimento, tijolos, argamassa e água nas paredes e cobertura. Com isso, a ideia é que o processo de montagem da casa modular seja mais rápido, econômico e sustentável.

O trabalho será conduzido pelo Escritório Técnico de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores da Univali (ETAU), localizado no Campus Balneário Camboriú, em conjunto com a área de desenvolvimento de produtos da Fischer. As atividades iniciam ainda neste semestre e a primeira fase do projeto contempla 72 casas.

O encontro para assinatura do termo ocorreu na sede da empresa, com a participação do reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho; do diretor de Assuntos Institucionais da Universidade, professor Telmo Mezadri; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Carlos Alberto Barbosa de Souza; do responsável pelo ETAU Univali, professor Marcelo Galafassi; do arquiteto e urbanista do ETAU, Lucas Vieira; e de Joel Wiggers, representante da Empresa Fischer.

“Sabemos do impacto social e importância deste projeto, por isso, colocamos nossa estrutura e competência técnica à disposição. Ficamos muito felizes em contar com a participação da empresa Fischer, que certamente engrandecerá o trabalho, otimizando esforços e investimentos.  São conexões como estas que permitem ações protagonizadas entre a Universidade, a gestão pública e a iniciativa privada, em prol da comunidade e do desenvolvimento da nossa região”, ressalta Cechinel.

Serviço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.