PORTO BELO: CÂMARA APROVA CENSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS

Programa Municipal Censo de Inclusão das Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista e de seus familiares é aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Belo. Evento ocorreu nesta quarta-feira (17), quando o Censo de Inclusão das Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares foi aprovado pelos parlamentares locais.

Horto medicinal da Univali vai possibilitar o uso da fitoterapia nas unidades de saúde

- Advertisement -

Estrutura foi inaugurada nesta quinta-feira (07) no campus de Itajaí

Uma das estruturas para o desenvolvimento do projeto Farmácia Viva do Município de Itajaí – que levará a fitoterapia para as unidades básicas de saúde – foi inaugurada nesta quinta-feira (07) pela Univali: o Horto Medicinal. O ambiente foi pensado para estudar a flora utilizada em pesquisas científicas na área de saúde e de projetos de extensão, além de valorizar o conhecimento popular e validá-lo por meio de pesquisas.

O horto está organizado em oito setores, com espaços para: plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais, plantas tóxicas, viveiro, albergue de abelhas sem ferrão, compostagem, jardim comestível e um galinheiro móvel. O local abriga aproximadamente 80 espécies e contemplará uma série de atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão, desde a análise de espécies até a realização de oficinas, cursos e workshops.

Além disso, por meio de uma cooperação já consolidada entre o projeto de extensão Farmácia Viva e a Prefeitura de Itajaí, serão feitos testes, análises e seleção de espécies para o compartilhamento de mudas e a implementação da fitoterapia (uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O viveiro de mudas do horto será uma das estruturas usadas no projeto.

“O uso de plantas medicinais com finalidades terapêuticas é uma prática milenar, consistindo em importantes fontes de novos e efetivos medicamentos. Os produtos naturais, especialmente a flora terrestre, são responsáveis direta ou indiretamente por cerca de 70% dos medicamentos disponíveis no mercado farmacêutico, sendo de muita relevância oportunizar um espaço tão rico em espécies medicinais para conhecimento da comunidade”, comenta o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.

O espaço, que fica localizado atrás do bloco C5 da Univali em Itajaí, tem a possibilidade de agendamento de visitas guiadas e para a realização de cursos e outras formações. O contato deve ser feito pelo e-mail hortomedicinal@univali.br.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos