PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

IMA investiga uso de material contaminado no cultivo de mariscos em Penha

- Advertisement -

Uma reportagem em um meio de comunicação regional trouxe uma preocupação de saúde pública em Penha. Os moradores do bairro de Armação denunciaram ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) a presença de produtos tóxicos no cultivo de mariscos.

O resíduo foi encontrado nas bombonas que antes de serem reutilizadas por alguns produtores acabam servindo de embalagem para transporte de produtos de fabricação plástica e outro com efeito semelhante ao cloro.

Na maricultura, as bombonas de plástico são usadas como boias que seguram as redes e ficam debaixo da água. O material pode ser aproveitado durante anos, o que traz um outro risco, caso aconteça o vazamento desse resíduo a água e o marisco ficam expostos a contaminação.

Responsável pela fiscalização, a prefeitura de Penha justificou a falha pela falta de efetivo para fiscalizar a atividade dos produtores e acrescentou que após a criação do Fundação do Meio Ambiente vai abrir concurso público para contratação de funcionários que acompanhem a atividade.

“Tem uma recomendação do Ibama que autoriza o reaproveitamento de bombonas recicláveis desde que não acondicione produtos tóxicos. É uma situação preocupante, mas a Univali monitora a qualidade da água e dos moluscos, para que fiquem livres de contaminação”, minimizou o pesquisar e diretor da Associação de Maricultores, Gilberto Manzoni.

 Casal sofreu intoxicação no verão

Um casal que morava perto dessa residência onde o material contaminado era manipulado ficou doente, com problemas respiratórios. Um médico escreveu que o quadro clinico apontava que eram vítimas de intoxicação de produto químico inalado, compatível a ácido clorídrico.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Agricultura e Pesca Ronaldo Laurentino, o Tito, não foi encontrado para comentar o assunto e como a denúncia afeta o setor.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos