IMÓVEIS PRECISAM SE CONECTAR COM REDE COLETORA DE ESGOTO

0 67

A instalação de redes coletoras de esgoto e a operação dos sistemas de tratamento de esgoto nos municípios são essenciais para a preservação dos rios e para a saúde pública. Mas, nada disso acontecerá se o morador não realizar a conexão do seu esgoto à rede implantada.

 

 

LIGAÇÃO INTERNA É RESPONSABILIDADE DO MORADOR

A responsabilidade da ligação da rede interna de esgoto do imóvel à rede externa de coleta do efluente, é do morador.  A ligação direta do imóvel ao rio polui as águas e o meio ambiente. A ligação à rede coletora levará o esgoto para a Estação de Tratamento para ser novamente transformado em água limpa, retornando aos rios.

 

IMPLANTAÇÃO PRECISA DE ATENÇÃO

 

A rede de esgoto interna nos imóveis costuma não receber a atenção dos moradores. A lembrança vai acontecer quando ocorrem entupimentos. Uma rede de esgoto bem estruturada evita doenças que possam ser transmitidas por meio de coliformes fecais. Um sistema mal instalado contribui para a contaminação das águas.

 

CAIXA DE GORDURA DEVE SER MONITORADA

 

O esgoto de áreas de churrasco e da pia da cozinha no imóvel deve passar primeiro pela caixa de gordura antes de ser dispensado na rede externa. As caixas de gordura precisam receber limpezas periódicas para que entupimentos na rede interna não ocorram.

 

 

REDES PLUVIAIS NÃO RECEBEM ESGOTO

O esgoto não pode ser canalizado para desembocar em redes pluviais cujo sistema é direcionado para a água de chuva e não recebe tratamento. A ligação do imóvel às redes pluviais fará com que o efluente seja direcionado diretamente ao rio, poluindo o meio ambiente. Os problemas também acontecem quando a água da chuva é ligada à rede coletora de esgoto. Estas ligações, ilegais, causam entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e nos ralos e vasos sanitários dos imóveis, além de danificar o sistema de tratamento do esgoto.

 

FOSSA SÉPTICA É EXIGÊNCIA PARA BAIRROS SEM REDE DE COLETA

Nos bairros onde a rede de coleta de esgoto ainda não está instalada, o morador deve conectar a sua rede interna à fossa séptica (sistema de tratamento de esgotos em domicílios que não contam com a rede implantada). Ligações clandestinas que direcionam o esgoto ao rio são proibidas e responsáveis pela poluição de rios e mares, e pela a proliferação de doenças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.