Iniciada Etapa Municipal da 6º Conferência das Cidades

9

conferencia ItapemaCom o tema: “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, Itapema iniciou na noite desta quarta-feira (15/06) a Etapa Municipal da 6º Conferência das Cidades. A atividade contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, das associações de bairros, sociedade civil organizada, entidades de classe e a comunidade em geral.

Todo o trabalho foi coordenado pelo Secretário de Planejamento Urbano Rogério Weigert Cavagnari. Durante a conferência serão discutidas as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano nas escalas municipais, estaduais e federal.

Antes de iniciar os trabalhos, os participantes conferiram duas palestras sobre a temática. O Dr. Samuel Steiner dos Santos, Arquiteto, mestre e doutor em Geografia e professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC destacou a cidade como ela é e como a gostaríamos que estivesse, bem como a definição da função social da cidade e da propriedade. Já o Me. Charles Henrique Voos, Cientista Político e Mestre em Arquitetura e Urbanismo ressaltou a função social na construção da cidade por meio da participação popular.

Em seguida, os participantes começaram a discussão dos temas propostos pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades do Estado de Santa Catarina. Entre os principais temas estão equipamentos urbanos, regularização fundiária, gestão e planejamento urbano, cenários econômicos e perspectivas de futuro.

A Etapa Municipal da 6º Conferência das Cidades segue ainda nesta quinta-feira (16/06). Além das discussões e a definição das propostas, também serão eleitos sete delegados que irão representar o município na Etapa Estadual em Florianópolis, em março de 2017.