Itajaí tem sete unidades básicas homologadas no programa Saúde na Hora

0 133

Município receberá recursos para manter horário de atendimento estendido

O Município de Itajaí teve sete unidades básicas de saúde homologadas pelo programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde. Com o credenciamento, a Secretaria Municipal de Saúde irá receber recursos federais para manter o horário de atendimento estendido. Cada unidade contemplada terá que cumprir uma jornada de 60 horas semanais, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O programa Saúde na Hora busca aumentar o acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde, como consultas médicas e de enfermagem, imunização, pré-natal, puericultura, grupos terapêuticos, visitas domiciliares, entre outras ações. Para isso, a iniciativa amplia os recursos mensais a municípios que estendem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço. Itajaí conseguiu credenciar sete unidades e vai receber um incremento no custeio mensal estimado em quase R$ 30 mil.

A medida já foi publicada no Diário Oficial da União e passa a valer imediatamente. A Secretaria de Saúde tem até quatro meses para adequar as unidades aos requisitos exigidos pelo programa. Foram contempladas 23 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) das unidades do São Vicente, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cidade Nova II, Fazenda, Nossa Senhora das Graças e Votorantim.

“Na prática, o Município de Itajaí já oferece um horário de funcionamento estendido, das 7h às 19h, na maioria de suas unidades de saúde e agora irá receber um incentivo mensal para manutenção desse horário”, comenta a secretária de Saúde de Itajaí, Sandra Ávila.

Além do credenciamento das unidades, o novo programa do Governo Federal tem como um dos requisitos o gerente de Atenção Primária. Este servidor tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, a coordenação das ações no território e a integração da Unidade de Saúde da Família com outros serviços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.