Itajaí vai sediar torneio mundial de tênis

0 533

11ª Copa Santa Catarina bateu recorde de inscrições com 530 atletas

Começa nesta sexta-feira (27) e vai até dia 06 de outubro a 11ª edição da Copa Santa Catarina de Tênis, torneio mundial juvenil que será realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí. O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.

A competição bateu recorde de inscrições em sua história chegando a 530 atletas de 16 países. São esportistas do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Índia, Japão, Rep. Tcheca, Bélgica, Irlanda e Peru.

O torneio começa com as disputas dos 12 anos e Tennis Kids até 10 anos com pontos no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A partir do sábado (28), inicia a fase classificatória do torneio mundial até 18 anos e a chave principal largando no dia 30 até 06 de outubro, mesmo período das disputas dos 14 e 16 anos com pontos para o ranking Cosat, da América do Sul.

O torneio é um dos mais tradicionais do país e responsável por revelar vários talentos, entre eles o mineiro radicado em Itajaí, João Menezes que está perto do top 200 mundial no profissional e acabou de conquistar a Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, praticamente garantindo sua vaga na Olimpíada de Tóquio em 2020.

“É um torneio muito tradicional no Brasil e fico feliz por ter conseguido jogar bem para conquistar esse título no juvenil”, comenta João Menezes que levantou o caneco em 2013 e hoje treina no Itamirim na ADK Tennis sob a tutela de Patrício Arnold e Luiz Peniza.

“Tínhamos a expectativa de 400 atletas e superamos de longe este número, estamos muito felizes. O clube foi reformado no fim do ano passado e ampliou sua estrutura para receber ainda melhor os atletas que estarão bem acomodados para uma grande disputa em nossas quadras e na nossa cidade”, ressalta o diretor do evento, Ivan Kley.

Além destes, outros grandes nomes fazem parte do evento. Matheus Pucinelli, campeão de 2016, venceu Roland Garros nas duplas este ano, o francês Corentin Moutet, campeão de duplas em 2013 e vice contra João Menezes em simples atualmente figura entre os 100 melhores do mundo.

Thiago Monteiro, campeão de 2000 e semifinalista em 2010, atualmente lidera o ranking brasileiro com presença constante no top 100. O argentino Juan Ignacio Londero, campeão de duplas em 2009, já soma títulos nível ATP e enfrentou Novak Djokovic recentemente no US Open.

O evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e da Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.